Secretaria de Saúde de Rio das Ostras esclarece a população sobre meningite
Cidade registra este ano dois casos da doença, um deles levou à morte uma menina de 15 anos
Equipes da Secretaria de Saúde de Rio das Ostras estiveram na manhã desta segunda-feira, dia 4, no Colégio Municipal Professora América Abdalla, onde estudava a jovem de 15 anos, que morreu no sábado, dia 2, vítima de meningite. Os especialistas orientaram pais, alunos, educadores e outros profissionais da unidade de ensino sobre a doença e formas de transmissão. O Município registra dois casos de meningite neste ano. Além da adolescente, uma senhora de 52 anos contraiu a doença. Ela está internada no Hospital Municipal e passa bem.
Infectologista da Rede Municipal de Saúde, a médica Beatriz Rudnick explicou a todos no Colégio que a transmissão da meningite bacteriana se dá por gotas de saliva e, portanto, devem tomar o antibiótico as pessoas que estiveram em contato próximo com a jovem.
“A Secretaria de Saúde agiu rápido e já convocou e medicou as pessoas que tiveram contato com as pacientes. Vamos ter excesso de zelo e não, negligência”, explica a médica. Ela informou que casos de meningite são esperados durante o ano. Não há um quadro de epidemia, como reforça a especialista.
CONTROLE – Todas as medidas de controle da doença já estão sendo tomadas pelo Município. A investigação epidemiológica avaliou que não há relação entre os dois casos. Todos os familiares já foram contatados e estão sendo tratados com antibióticos. Também foram convocados e já estão recebendo o medicamento e passando por avaliação médica os colegas de turma da jovem e seus professores.
SINTOMAS – A Secretaria de Saúde esclarece que devem procurar atendimento de emergência as pessoas que apresentarem os principais sintomas da doença; que são febre, dor de cabeça intensa, vômitos em jatos, manchas vermelhas pelo corpo e rigidez da nuca.
No caso de dúvidas, a população deve procurar a Vigilância Epidemiológica, localizada na Rua Maria Anatália da Rocha, 36, Cidade Beiramar, ou pelos telefones 2771-4223 ou 2771-9036.
FONTE:
Secretaria de Comunicação Social
Departamento de Jornalismo