Rio das Ostras vai ganhar unidade do Senai
Prefeitura vai ceder prédio para instalação da instituição profissionalizante no Município
Rio das Ostras deu mais um passo para instalar no município uma unidade do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial – Senai, órgão do Sistema Firjan que promove a qualificação de trabalhadores em todos os níveis. Nesta segunda, 30 de junho, o prefeito Sabino se reuniu com representantes da entidade para discutir a cessão de um prédio na Zona Especial de Negócios –ZEN para abrigar a unidade do Senai no Município.
Participaram do encontro o secretário de Desenvolvimento Econômico, Mário Almeida, a Agente de Relacionamento com as Empresas da instituição, Lueny Mynssen Costa, e o gerente executivo, Luiz Eduardo Campino.
Sabino ressaltou que a parceria é muito importante para o Município, porque a cidade recebe uma instituição reconhecida por sua qualidade na formação profissionalizante e que tem a chancela do Sistema Firjan.
“Optamos por oferecer cursos de qualidade e credibilidade a nossos moradores. Não adianta oferecer vagas em cursos diversos mas que não assegurem ao aluno sua inserção no mercado de trabalho. Vamos continuar trabalhando para ampliar a oferta de capacitações oferecidas pelo Senai. Firmando essa parceria, novos cursos serão implantados no município tanto no campo da qualificação como cursos técnicos”, finalizou.
O Município já tinha firmado um convênio com o Senai, pelo qual são oferecidas qualificações no setor de alimentação na Padaria Escola e também em Automação Industrial, por meio da unidade móvel, que já está formando a segunda turma.
De acordo com o secretário Mário Almeida, a parceria vem rendendo bons frutos, já que os alunos concluem o curso praticamente empregados.
O gerente executivo do Senai, Luiz Eduardo, destaca que o próximo passo é marcar uma vistoria técnica ao prédio. Enquanto a instituição se ocupa das obras de implantação, serão oferecidos cursos de qualificação , por meio da unidade móvel, como o curso de Automação. O próximo curso a ser implantado deve ser o de solda.
O Senai também irá fazer um estudo junto com o município para ver a demanda da cidade, para junto à Prefeitura planejar novos cursos a serem oferecidos, de acordo com a necessidade do mercado. A instituição também vai dialogar com as secretarias de Turismo, Educação, Esporte e Desenvolvimento para propor qualificações que atendam às características do Município.
FONTE:
Secretaria de Comunicação Social
Departamento de Jornalismo