Rio das Ostras reinicia atividades para alfabetizar estudantes até os 8 anos
Município aderiu no ano passado ao Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (Pnaic)
A Prefeitura de Rio das Ostras reiniciou as atividades do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (Pnaic) nesta segunda-feira, 14, em solenidade na Câmara Municipal. Uma inciativa do governo federal, com adesões dos estados e municípios, o Pnaic tem o objetivo de garantir que todos os estudantes estejam alfabetizadas até os 8 anos de idade, ao final do 3º ano do Ensino Fundamental.
O prefeito Sabino participou da cerimônia que reuniu educadores da Rede Municipal.
“Educação e Saúde são prioridades da atual gestão. Encontrei a Prefeitura com muitas dívidas e saldamos grande parte delas para conseguir novas parcerias. Até o final deste ano, devemos entregar cinco novas creches e cinco escolas para atender à demanda da nossa cidade, que não para de crescer. Queremos deixar como legado excelentes índices de desenvolvimento no Ensino”, afirmou Sabino, lembrando o importante papel desempenhado pelos professores, especialmente os alfabetizadores.
A solenidade contou com as presenças da secretária de Educação, Andrea Machado, do coordenador de Formação e Acompanhamento Pedagógico, Maurício Santana, e das coordenadoras municipais e estaduais do Pnaic, Ana Tereza Trápaga e Elaine Constant, respectivamente. Docente da Universidade Federal do Rio de Janeiro, a professora Elaine fez palestra sobre “Formação Continuada de professores: a identidade profissional e os saberes pedagógicos no Pacto Nacional de Alfabetização na Idade Certa”.
COMPROMETIMENTO – Segundo a secretária Andrea Machado, o compromisso da Gestão tem sido fundamental para garantir índices positivos na Educação. “Recebemos muitos alunos de outros municípios e, com a adesão ao Pnaic, acredito que esses estudantes serão bem preparados, garantindo resultados ainda melhores para a nossa cidade”, assegurou.
À frente da Coordenadoria de Formação e Acompanhamento Pedagógico, Maurício Santana lembrou a importância da capacitação. “Já fizemos parcerias com universidades públicas e privadas com o objetivo de oferecer cursos para os nossos professores. O trabalho dos profissionais da Rede Municipal é de excelente qualidade e, com a formação continuada, poderemos aperfeiçoar ainda mais nossos educadores”, ressaltou.
CURSO DE FORMAÇÃO – Ao longo do ano, 202 professores alfabetizadores e mais 20 ouvintes, divididos em oito turmas, vão participar do curso de formação ministrado por docentes da UFRJ. O curso tem carga horária de 120 horas por ano, 96 delas presenciais, e é baseado no Programa Pró-Letramento, com momentos de estudos e atividades práticas.
Os municípios que aderem ao pacto se comprometem a alfabetizar todas as crianças, até os 8 anos, em Língua Portuguesa e em Matemática. Em 2014, o PNAIC será voltado para a Matemática, oferecendo formação e materiais didáticos nessa área.
FONTE:
Secretaria de Comunicação Social
Departamento de Jornalismo