Rio das Ostras vai iniciar a construção de três creches
Unidades vão oferecer mais 360 vagas para crianças entre 6 meses e 2 anos de idade
O Município de Rio das Ostras vai construir três creches municipais para atender a crianças de 6 meses a 2 anos de idades, aumentando mais 360 vagas. Na manhã dessa quinta-feira, 20, o prefeito Sabino recebeu no gabinete a representante da empresa vencedora do processo de licitação, Juliana Romero, para a assinatura do convênio. A expectativa da empresa é iniciar as obras na segunda quinzena de março e a previsão de entrega das unidades é no início do segundo semestre.
O empreendimento ainda vai gerar cerca de 100 novos empregos durante o processo de construção. Todas as unidades serão construídas com recursos do Proinfância, do Programa do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação Básica – Fundeb.
O prefeito Sabino destacou que esse é mais um passo importante que o município dá para resolver o problema da carência de vagas em creche no município. “Entendemos que a criança é o maior bem que uma cidade pode ter e quanto mais acesso a educação ela tiver mais cuidado e responsabilidade ela terá com seu município. Outra vantagem é que vamos ampliar o número atingindo a 700 vagas oferecidas. Ainda vamos continuar lutando para implantar mais duas creches no município neste ano”, concluiu.
Das três creches, duas serão construídas no Âncora e a outra será na localidade de Extensão Serramar. Cada unidade terá cerca de 1.200 m2, com oito salas de aulas, sala de multimídia e sala de repouso. Todas as unidades serão entregues mobiliadas. Todo o projeto foi aprovado pela equipe pedagógica e técnica do Ministério da Educação.
Uma equipe técnica do município e os representantes da empresa vencedora visitaram os terrenos que foram doados pelo município para a construção das creches. Participaram ainda da apresentação do projeto arquitetônico os secretários de Educação, Andrea Machado; de Obras, Wagner Fajardo; o subsecretário de Planejamento, Waldimir Pascoal, além dos vereadores Aluisio Roberto Viana e Vanderlan Moraes da Hora.
De acordo com a secretária de Educação, está prevista para março a assinatura de um convênio para construção de mais uma creche, desta vez no Jardim Campomar. Andrea lembra, ainda, que essas unidades são muito importantes para o desenvolvimento das crianças. “Há uma demanda crescente em virtude do aumento populacional. Além da questão pedagógica, essa oferta tem relevância social, pois contribui para formação integral da criança”, afirma a secretária. Atualmente, o Município conta com quatro creches públicas e 17 escolas que contemplam cerca de 3.200 alunos no segmento de Educação Infantil.
FONTE:
Secretaria de Comunicação Social
Departamento de Jornalismo