Governo do Estado libera R$ 258 mil para Entreposto em Rio das Ostras
A assinatura do documento aconteceu durante a visita do Governador Sérgio Cabral e do Secretário de Desenvolvimento Regional, Abastecimento e Pesca, Felipe Peixoto, ao município
A Prefeitura de Rio das Ostras, por meio do Programa Somando Forças do Governo Estadual, irá retomar as obras do Entreposto de Pesca e Aquicultura da cidade. A assinatura do contrato de intenções foi assinado no último dia 18, quando o governador Sérgio Cabral, o vice-governador Luiz Fernando Pezão e o Secretário de Desenvolvimento Regional de Pesca , Abastecimento e Pesca, Felipe Peixoto, estiveram na cidade para inaugurações de várias obras.
O Estado repassará ao município mais de R$ 258 mil para as obras de reforma do Entreposto. Para o diretor do Departamento de Pesca e Aquicultura do Município, Ronaldo Paes Lemes, esse é um passo importante para a cidade, que tem sua origem na atividade pesqueira. “Atender essa classe de trabalhadores já era um compromisso do prefeito Sabino. Os recursos serão aplicados na restruturação do referido imóvel para melhorar o atendimento como um todo”, disse.
Com 2.711m², o empreendimento atende aos requisitos ambientais, de higiene e segurança do trabalho, não oferecendo risco de poluição ao meio ambiente, sobretudo ao rio das Ostras, cuja margem está à frente do imóvel, O Entreposto ordenará e padronizará os processos de desembarque, armazenamento, tratamento e escoamento do pescado. As obras começaram em maio de 2007 e estão paradas desde 2010.
De acordo com o secretário Estadual, Felipe Peixoto, dentro de 30 dias será assinado o convênio liberando os recursos. “A Secretaria vem investindo no setor de Pesca em 20 municípios e a cidade de Rio das Ostras foi um dos beneficiados. Esperamos, dessa forma, estar contribuindo para resgatar uma antiga característica do município que em sua história estava relacionada a atividade pesqueira”, comentou.
O projeto original previa uma capacidade para o recebimento e fornecimento das cerca de 15 toneladas de pescado produzidas por quase 300 pescadores que trabalham na pesca artesanal na cidade.
FONTE:
Secretaria de Comunicação Social
Departamento de Jornalismo