Rio das Ostras tem planejamento especial de Carnaval
Prefeitura investe em infraestrutura e aumenta em 70% o número de banheiros químicos
Secretários de Governo de Rio das Ostras e representantes de departamentos e órgãos do Município se reuniram na manhã desta terça, 11, para discutir os últimos ajustes para o Carnaval 2014. No encontro, foram discutidos o aumento do efetivo para a segurança, as mudanças no tráfego, limpeza urbana, fiscalizações de comércios e transporte, atendimentos da saúde, aumento do número de banheiros químicos, entre outros assuntos. A expectativa da Secretaria de Turismo é que a Cidade receba até 350 mil turistas.
SAÚDE – A Secretaria de Saúde vai oferecer Postos Médicos instalados nas áreas de grande concentração. Ambulâncias, médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem também estarão à disposição da comunidade para emergências. No espaço da matinê, na Beira-Rio, uma ambulância estará à disposição do público. O Programa DST/Aids vai fazer uma campanha com a distribuição de 150 mil preservativos e orientações.
“Além do aumento do número de profissionais no atendimento nas unidades, pretendemos repetir o sucesso do bloco da saúde com a campanha do uso de preservativos. Também teremos uma tenda de atendimento para orientar a população sobre o uso consciente da camisinha”, disse a médica Ana Cristina Guerrieri, secretária de Saúde.
ACESSIBILIDADE E LIMPEZA – Ao todo, serão disponibilizados 280 banheiros químicos, 70% a mais que o ano passado. Cadeirantes também terão banheiros adaptados. “Consideramos muito importante a questão da acessibilidade. Por isso, aumentamos também a quantidade de banheiros para as pessoas deficientes”, relatou Carla Ennes, secretária de Turismo.
A Secretaria do Ambiente, Sustentabilidade, Agricultura e Pesca intensificará a limpeza urbana, principalmente nos horários dos desfiles dos blocos. A cada apresentação, um grupo de profissionais limpará as lixeiras disponíveis nos locais.
“Estamos articulando junto à empresa que faz o serviço de limpeza em Rio das Ostras o aumento do número de funcionários neste período a fim de que não tenhamos problemas com falta de mão-de-obra na coleta dos lixos”, disse Nivaldo Talon, secretário de Ambiente.
Em 2014, os visitantes vão encontrar vias públicas mais sinalizadas, com indicações das praias e serviços.
FISCALIZAÇÃO E TRÂNSITO – A Coordenadoria Municipal de Fiscalização (Comfis) também fará um esquema de inspeção durante o Carnaval para coibir a venda de bebida alcóolica em garrafas de vidros em locais proibidos. Também fiscalizarão o uso indevido do número de mesas e cadeiras na areia das praias por parte dos donos de quiosques.
Já a Guarda Municipal fará uma escala de plantão de 24 horas para manter a ordem conforme a programação do Carnaval. O aumento do efetivo vai colaborar para a ordem no trânsito e nos festejos. Todos os pontos de salva-vidas estarão com o número de profissionais adequado para atendimento.
“Vamos dobrar o número do efetivo durante todos os dias de Carnaval. Nosso objetivo é aumentar a segurança dos munícipes e visitantes e colaborar para um trânsito melhor”, disse Paulo Cesar Viana, Secretário de Segurança Pública.
Durante os dias de folia, a Secretaria de Transportes vai intensificar a fiscalização de coletivos. Devido ao aumento da população flutuante, a empresa de ônibus aumentará o número de veículos, e dividirá melhor o espaço entre embarque e desembarque. As linhas que fazem a rota da serra fluminense – Nova Friburgo, Teresópolis, Petrópolis e adjacências – farão paradas na Avenida Amazonas, os demais, nas baias do terminal.
A Fundação Rio das Ostras de Cultura vai disponibilizar 16 artistas para fazer a recepção das crianças nas matinês com performances circenses e ligadas ao futebol. Também contará com uma equipe de 14 pessoas para colaborar com a distribuição de pulseiras de identificação.
FONTE:
Secretaria de Comunicação Social
Departamento de Jornalismo