Cozinha Brasil capacita 200 merendeiras em Rio das Ostras

Curso promove educação alimentar e ensina o aproveitamento integral dos alimentos

Graças a uma parceria da Prefeitura de Rio das Ostras com o Sesi – Serviço Social da Indústria, cerca de 200 merendeiras que atuam nas escolas da rede municipal de ensino participaram do Programa Cozinha Brasil. Os cursos, com duração de dez horas, foram realizados na Escola Municipal Maria Teixeira de Paula entre os dias 04 e 06 de fevereiro, em quatro turmas, e abordaram o tema “Merendeiras formadoras de hábitos alimentares”.

De acordo com a nutricionista do Sesi, Isabel Siciliano, essa edição do curso foi especialmente estruturada para as merendeiras. “Todos os anos as prefeituras oferecem cursos de merendeiras focados na higiene. Queríamos um curso diferente e, por isso, trouxemos tópicos como saúde aplicada na merenda escolar e a importância da leitura de rótulos de embalagem de alimentos”, explica.

“O curso tem diferenciais. Trabalhamos a importância das merendeiras na mudança dos hábitos alimentares das crianças. Elas se sentem valorizadas e se transformam em agentes multiplicadoras do conhecimento. É gratificante”, completa Paula Leite de Oliveira, também nutricionista do Sesi.

Para a chefe da Divisão de Nutrição da Secretaria de Educação, Adriana Maria da Silva, as merendeiras participam ativamente das aulas: “Elas se interessaram pela parte prática do curso e pelo fato de estar voltado também para a saúde das crianças. Além disso, as aulas ensinam o aproveitamento integral dos alimentos, o que ajuda a evitar desperdícios nas escolas ou em suas próprias casas”.

“Agora sei o que é reeducação alimentar e posso ver os erros que as pessoas cometem no dia-a-dia. Descobri, por exemplo, que o açúcar está presente em alimentos que jamais saberia se não tivesse feito o curso. São informações importantes”, avalia Viviane dos Santos Cabral, que trabalha na Escola Municipal Padre José Dilson Dória, no Âncora.

COZINHA BRASIL – O curso é gratuito e promove a educação alimentar, gerando impactos positivos para a saúde e a economia doméstica. Os participantes recebem palestras da equipe do Sesi e são acompanhados nas aulas práticas por nutricionistas. As aulas ensinam o aproveitamento integral dos alimentos, evitando o descarte de cascas e talos que também possuem componentes com alto grau de nutrientes.

Os participantes ganham um kit com material didático e, ao final das aulas, recebem um certificado se obtiverem 75% de participação nas aulas.

FONTE:
Secretaria de Comunicação Social
Departamento de Jornalismo

Please follow and like us:
error0
fb-share-icon20
Tweet 20
fb-share-icon20

Ronet

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.