Professores de Rio das Ostras participam de palestras e oficinas de aperfeiçoamento
“Encontros com quem gosta de ensinar” preparam profissionais da Rede Municipal para o início das aulas, na próxima segunda-feira
Ao longo de três dias, os professores da Rede Municipal de Rio das Ostras participam de palestras e oficinas de atualização profissional. Durante a solenidade de abertura dos “Encontros com quem gosta de ensinar”, nesta quarta-feira, 5, o prefeito Sabino agradeceu a dedicação dos educadores ao mesmo tempo que reiterou a importância do trabalho que desempenham.
“Tenho ótimas lembranças da minha primeira professora e estou convicto que muitas das conquistas que alcancei foram impulsionadas pela luz e o estímulo transmitidos por ela. Professores, não tenham dúvida que seus alunos têm grande orgulho de vocês. Mesmo que não saibam expressar isso, eles vão levá-los para sempre nos corações. O educador possui a importante missão de mostrar novos horizontes e dar uma perspectiva de vida”, afirmou Sabino.
A secretária de Educação, Andrea Machado, lembrou que as oficinas e palestras são uma forma de aperfeiçoar e motivar os professores. “Espero que possam renovar as forças e a esperança no papel da Educação e, ao longo deste ano, desenvolver projetos significativos na vida dos alunos”, disse Andrea.
Entre as autoridades presentes à solenidade estavam o presidente da Câmara Municipal, Alzenir Pereira Mello, os vereadores Edilson Gomes e Vanderlan Moraes e secretários municipais.
PROGRAMAÇÃO – A edição 2014 dos “Encontros com quem gosta de ensinar”, que se estende até sexta-feira, dia 7, possui oficinas voltadas para professores de diferentes segmentos: Educação Infantil, Anos Iniciais e Anos Finais do Ensino Fundamental. O evento reúne oficinas e palestras dedicadas a temas variados, dos pedagógicos aos relacionados à saúde e à segurança. A programação conta também com apresentações culturais e exposição de trabalhos e livros escritos por educadores.
“Trânsito seguro, um compromisso de todos”, “Drogas x Educação: lidando com este conflito no cenário escolar”, “As diversas origens dos distúrbios de aprendizagem” e “A pedagogia de projetos e a interdisciplinaridade na Educação de Jovens e Adultos” são os temas tratados nas palestras.
Entre os assuntos das oficinas estão “Fases do desenvolvimento infantil”, “Brincadeiras de criança”, “Organização de espaços lúdicos de leitura”, “Teatro para Professores”, “Robótica Verde”, “A prática na sala de aula no ensino de Ciências Biológicas” e “Aplicativos Educacionais”.
Com a parceria das equipes de Saúde e do Departamento de Trânsito da Prefeitura serão tratados assuntos como “Prevenção de Acidentes e Primeiros Socorros no Ambiente Escolar”, “Alimentação saudável”, “Programa Trânsito na Escola, no sentido da Inclusão”, entre outros.
FONTE:
Departamento de Jornalismo
Secretaria de Comunicação Social