Rio das Ostras conclui ano letivo com anúncio da construção de cinco escolas
Prefeito participa de homenagem aos alunos que se destacaram em 2013 e informa que as novas unidades terão horário integral
Um grupo de mais de 150 alunos foi homenageado nesta quarta-feira, 18, por se destacar ao longo do ano letivo. Entre esses estavam os estudantes com as melhores notas individuais, além das escolas e turmas que alcançaram excelentes médias no Sistema de Avaliação Educacional de Rio das Ostras (Saero). Todos eles receberam certificados de reconhecimento. O prefeito Sabino, presente à solenidade, anunciou a construção de cinco novas escolas e de três creches em 2014.
“Se quisermos transformar a sociedade, devemos começar pela Educação. Por isso fazemos questão de investir nesse setor e estamos alcançando muitas conquistas. A implantação do curso universitário de Medicina na Cidade já foi aprovada, na primeira etapa, pelo MEC, e temos nos mobilizado para trazer mais 20 outros cursos. Também vamos começar a construir, em 2014, três novas creches e cinco escolas que vão funcionar em horário integral”, informou o prefeito.
A secretária de Educação, Andrea Machado, disse que sentia grande alegria ao poder fazer esse reconhecimento público aos estudantes, turmas e escolas que se destacaram. “Temos o desafio de olhar individualmente os nossos 20 mil alunos, já que cada um deles é diferente e vai assimilar os conteúdos de uma forma. Mas só conseguimos isso se trabalhamos juntos porque para educar é preciso promover uma união de forças”, assegurou.
TALENTOS – Estudantes que foram premiados na Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA) e no Programa Viva Meio Ambiente, de responsabilidade social, também foram homenageados na solenidade. Outros alunos que receberam reconhecimento foram os delegados da Conferência Municipal Infantojuvenil pelo Meio Ambiente, entre esses Ana Izabel de Oliveira, de 13 anos, que cursou o 8º ano na Escola Municipal Cidade Praiana. Foi Ana Izabel que representou Rio das Ostras nas edições estadual e nacional da Conferência Infantojuvenil.
“Com a participação na Conferência Estadual e na Nacional, aprendi que a união de ideias é muito importante. Levei as propostas de Rio das Ostras e me deparei com tantas outras iniciativas muito boas. No final, tudo isso se somou para a elaboração de excelentes projetos. O debate também me fez mudar no dia a dia. Agora, sempre que não encontro uma lixeira próxima, guardo o papel na mochila e ainda recolho o lixo que vejo as pessoas jogarem no chão”, contou Ana Izabel, após ler o documento final da Conferência Municipal.
DEDICAÇÃO – Os pais dos alunos que se destacaram individualmente também ganharam certificados de reconhecimento e agradecimento durante a cerimônia. A dona de casa Fernanda Freitas recebeu essa certificação ao lado do filho Lucas Freitas Alves, de 10 anos, que está concluindo o 5º ano na Escola João Bento Duarte Neto, e não escondeu o seu orgulho. “Não preciso mandá-lo estudar. Ele é muito responsável e dedicado”, comentou. “Primeiro faço os meus deveres, depois vou brincar. Sempre dá tempo para tudo”, garantiu Lucas.
A diretora Dayse Mello, que está à frente da escola João Bento, uma das unidades de destaque do Saero, disse que nunca se sentiu tão realizada como educadora como neste último ano. “Estou muito emocionada. Depois de 25 anos de dedicação ao magistério, a maior parte deles em Rio das Ostras, estou vivendo um momento de grande orgulho. Agradeço a Prefeitura e também aos professores e alunos comprometidos e brilhantes da nossa escola”, enfatizou.
DESTAQUES – Além da Escola Municipal João Bento Duarte Neto, também se destacaram pelas médias no Saero as unidades de ensino Vereador Pedro Moreira dos Santos, Inayá Moraes D’Couto e Professora Marinete Coelho de Souza. Foram homenageadas ainda as turmas 502 de Pedro Moreira, 504 da João Bento e 904 da Nilton Balthazar. Representando essa última, as professoras Ana Paula de Moraes e Viviane Andrade, falaram dos desafios e da gratificação com o resultado.
“Assumi a turma em agosto e trabalhamos muito, refazendo provas de avaliação antigas e também com a implantação da Roda Literária que, a cada semestre, promove a leitura e o debate de um livro”, conta Viviane, que leciona Português. “Os alunos da 904 são muito esforçados e fizeram várias atividades e simulados. O resultado valeu a pena”, conclui Ana Paula, professora de Matemática.
PRESENÇAS – O chefe de Gabinete, Aldem Vieira, a subsecretária de Educação, Dalva Fragoso, a coordenadora de Projetos Educacionais, Eugênia Bersot, os diretores dos departamentos de Avaliação Sistêmica e de Educação Ambiental, Maurício Santana e Laureliane Sales, respectivamente, e a coordenadora de Formação e Acompanhamento Pedagógico, Eliane Camacho, que está à frente da Casa da Educação, foram algumas das presenças do evento. Diretores de escolas, professores, pais e estudantes também prestigiaram a solenidade realizada no Espaço Nobre, no Loteamento Atlântica.
FONTE:
Departamento de Jornalismo
Secretaria de Comunicação Social