Rio das Ostras assina contrato de construção de novo posto de saúde

Unidade, instalada em parceria com o Governo Federal, começa a ser construída em janeiro, no Claudio Ribeiro

Foi assinado esta semana o contrato de construção de um novo posto de saúde em Rio das Ostras, desta vez na localidade Cláudio Ribeiro – Âncora. As obras estão previstas para começar em 6 de janeiro, com conclusão em setembro de 2014. A unidade básica de saúde está sendo instalada graças a uma parceria com o Governo Federal e vai atender a pelo menos 8 mil pessoas.
Segundo a secretária de Saúde, Ana Cristina Guerrieri, a nova unidade vai permitir a expansão da Estratégia de Saúde da Família no Município.
“O posto que existe no Âncora recebe pessoas de toda a localidade, mas a área de ação dos agentes comunitários de saúde está limitada. Agora, com a instalação da nova unidade, vamos expandir a atuação dos agentes e da equipe de Saúde da Família ao Cláudio Ribeiro, Village e Loteamento Atlântica”, explica a secretária.
A obra está orçada em R$ 1 milhão e 100 mil. Desse valor, R$ 933 mil foram repassados ao Município pela União, pela liberação de uma emenda parlamentar proposta pelo deputado federal Alexandre Santos (PMDB).
A unidade, de 580 m2, conta com atendimento de médico de família, enfermagem, agentes comunitários de saúde, vacinação, coleta de sangue, farmácia, entre outros serviços. A equipe do posto terá apoio de nutricionistas, fisioterapeutas, pediatras e ginecologistas.
MAIS POSTOS DE SAÚDE – Além da unidade básica do Cláudio Ribeiro, as parcerias com o Governo Federal vão render para a população de Rio das Ostras mais três postos de saúde e a ampliação da unidade do Mar do Norte. Os recursos virão do Programa de Aceleração do Crescimento – PAC 2.
Os novos postos, que serão instalados em Nova Cidade, Chácara Marilea e Ouro Verde, poderão atender, ao todo, até 33 mil moradores.
A Prefeitura está construindo, com verba própria, mais duas unidades, em Nova Esperança e Cidade Beira Mar. Seguindo a Estratégia de Saúde da Família, as equipes de Nova Esperança vão atender às famílias da localidade, além de Boca da Barra e Colinas. Em Cidade Beira Mar, a atuação da unidade atua, além da localidade, no Jardim Campomar, Jardim Miramar e Serramar. Ao todo, os dois postos devem atender de imediato a 18 mil pessoas.

FONTE:
Departamento de Jornalismo
Secretaria de Comunicação Social

Please follow and like us:
error0
fb-share-icon20
Tweet 20
fb-share-icon20

Ronet

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.