Fórum de Educação em Rio das Ostras aponta principais problemas no trânsito
Cerca de 300 pessoas participaram dos debates sobre segurança no trânsito em Rio das Ostras durante o Fórum de Educação para o Trânsito.
Em 2013, foram realizados três encontros que reuniram gestores municipais, diretores de escolas, professores e estudantes em torno de discussões, sugestões e esclarecimento de dúvidas da comunidade sobre o tema. A reunião de encerramento foi realizada, nesta quarta, 4, no Instituto Municipal de Educação de Rio das Ostras – Imero.
Os grupos participaram de palestras e debates buscando soluções para o trânsito, que serviram como base para elaboração do “Cenário de Risco”, um relatório do Detran que será construído por um formulário geral, no qual serão relacionados os problemas e riscos para o trânsito existentes no entorno da escolas e por outro relatório individual. Nos relatórios individuais, cada participante do fórum vai enumerar as dificuldades encontradas no trajeto que faz da casa para o trabalho e vice-versa.
A próxima reunião do Fórum será realizada em março de 2014. “Vamos ter uma visão aproximada da situação do trânsito, além de traçar metas em busca de soluções”, explicou a coordenadora do Fórum e dos Projetos de Educação para o Trânsito da Secretaria Municipal de Educação, Fernanda Rezende.
PRÊMIO – Alunos do Imero ficaram em segundo lugar no Prêmio Nacional de Educação para o Trânsito na categoria Ensino Médio. Eles apresentaram a peça teatral “Gentileza gera Gentileza”, que aborda diversos temas sobre o trânsito consciente. O prêmio é uma realização do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) com o objetivo de promover a tolerância na hora de dirigir.
EDUCAÇÃO NO TRÂNSITO – O Projeto Educação para o Trânsito, da Coordenadoria de Projetos Educacionais, da Secretaria de Educação, promove ações voltadas para um trânsito mais consciente. A coordenadora do projeto, Fernanda Resende, explica que criar parcerias é fundamental para este processo.
“Trabalhamos em conjunto com a Secretaria de Segurança Pública que faz palestras nas escolas, promovendo a conscientização das crianças. Também temos o projeto www.transitoconsciente, junto com o Detran, que nos fornece livros e outros materiais impressos”, observa.
FONTE:
Departamento de Jornalismo
Secretaria de Comunicação Social