Moradores afetados pelas chuvas em Rio das Ostras retornam para suas casas
Níveis do rio do Rio Jundiá e Canal de Medeiros devem se normalizar até amanhã
Nesta sexta-feira, 29, a situação da maior parte das áreas atingidas pelas chuvas em Rio das Ostras está normalizada. A Defesa Civil do Município não recebeu mais nenhum chamado de socorro e o trabalho da equipe está voltado para a avaliação dos locais atingidos e recondução dos moradores a suas casas. No entanto, 21 pessoas, residentes do Âncora, ainda passarão a noite no Centro Integrado de Convivência. Amanhã, a Defesa Civil fará uma nova avaliação desses locais para decidir se eles devem ou não retornar a suas casas. De acordo com o órgão, o nível dos rios deve voltar ao normal neste sábado, ainda pela manhã. A cidade se recupera das fortes chuvas do início desta semana. Em dois dias, foram registrados 150 milímetros de chuva, quase o volume previsto para todo o mês de novembro.
Na quinta-feira, o nível do Rio Jundiá, que corta as localidades do Âncora, Village e Comunidade de Santo Antônio, já havia cedido cerca de 1 metro, facilitando o acesso da população a suas moradias. O Canal de Medeiros também já teve o volume de água reduzido. Com isso, 11 pessoas, que estavam no Centro Integrado de Convivência, em Nova Esperança, retornaram para suas casas em Cidade Praiana.
Várias frentes de trabalho da Prefeitura continuam atuando nas localidades, com apoio de maquinário, para escoar a água acumulada. As equipes também recuperam as vias e parte da instalação da iluminação pública que foi danificada. No Claudio Ribeiro, os funcionários da Prefeitura construíram uma passagem para facilitar o acesso dos moradores a seus lares.
O prefeito Sabino acompanhou pessoalmente o trabalho, percorrendo todas as áreas atingidas, ao lado de secretários municipais, técnicos da Prefeitura, vereadores e do presidente da Câmara, Alzenir Pereira Mello.
APOIO ÀS FAMÍLIAS- A Defesa Civil entregou kits de emergências às famílias desabrigadas, com colchonete, roupa de banho e de cama. A Secretaria de Bem-Estar Social também recebeu doação de roupas, material de higiene pessoal e de limpeza para os moradores que foram prejudicados pelas chuvas.
FONTE:
Secretaria de Comunicação Social
Departamento de Jornalismo