Rio das Ostras define propostas para a Saúde no Município nos próximos dois anos

10ª Conferência Municipal reuniu poder público e comunidade, que debateram avanços para a Saúde

Rio das Ostras realizou, nos últimos dias 8 e 9 de novembro, sua 10ª Conferência Municipal de Saúde. Poder público e população debateram propostas de avanços para o setor, pelos próximos dois anos, com objetivo de refletir sobre “A Saúde que queremos” – tema do evento este ano. Entre as propostas definidas em plenária estão a expansão da rede básica de Saúde, com base na Estratégia de Saúde da Família, e ampliação do Hospital Municipal. O encontro também elegeu a nova grade do Conselho Municipal de Saúde.
A abertura, no dia 8, contou com a presença do prefeito Sabino e da secretaria de Saúde, Ana Cristina Guerrieri, além de outros secretários municipais, vereadores, servidores e representantes da sociedade civil organizada.
O prefeito Sabino destacou o papel dos profissionais no sentido de elevar a qualidade da saúde no Município. “As dificuldades são grandes. Temos um pronto-socorro, inaugurado em 1997, e um hospital, de 2004, projetado para a população que a cidade tinha naquele momento, que continuam com a mesma estrutura. Não foram ampliados. O que faz a diferença é o fator humano. É a forma como a população é atendida. Vocês têm sido heroicos , disse, lembrando a importância histórica do evento. “A Conferência de Saúde inaugurou a participação popular nas políticas públicas do Município. Hoje é um orgulho chegarmos à 10ª edição”. O prefeito confirmou a construção de novas unidades de saúde, de uma UPA e do novo Pronto-Socorro Municipal.
A secretária de Saúde, Ana Cristina Guerrieri, prestou contas da atuação da Saúde nos primeiros 10 meses da nova administração. Até o momento, foram realizados quase 172 mil atendimentos de emergência, cerca de 1 milhão e 800 mil consultas, além da implantação do projeto Saúde na Escola. A secretária também exaltou o trabalho dos servidores da Saúde, empenhados em oferecer o melhor atendimento à população.
Ainda no primeiro dia, Leda Amar de Aquino, Coordenadora Regional do Programa Nacional de Humanização – PNH, proferiu uma palestra sobre o tema principal da Conferência, lembrando a formação do Sistema Único de Saúde – SUS e sua importância. Falou ainda sobre a universalização do atendimento.
Luiz Carlos de Souza, presidente do Conselho Municipal de Segurança Pública, participou dos debates e fez questão de registrar em carta sua satisfação em contribuir para a evolução da Saúde no Município. Ele ainda elogiou o reconhecimento da gestão da Secretaria de Saúde aos servidores da pasta e a proposta de um governo participativo. “A cidadania é a eterna co-gestora da cidade”, descreve.
PROPOSTAS – Divididos em grupos de trabalho, os participantes da Conferência debateram cinco eixos. Em relação à Atenção Básica, ficou deliberada a necessidade de reorganização e ampliação da rede, com base na Estratégia de Saúde da Família, priorizando as áreas de maior vulnerabilidade.
A discussão do eixo Atenção Especializada estabeleceu como prioridade a ampliação da estrutura física e operacional do Hospital, com aumento da oferta de leitos, que devem chegar a 100 em dois anos.
Quanto à área de Reabilitação, ficou deliberada a adequação das instalações do Centro de Reabilitação às necessidades atuais, com previsão de crescimento.
Também foram propostas mudanças na área de Saúde Mental (quarto eixo em debate): o Pronto-Socorro deve contar com equipe técnica para atendimento a pacientes com transtornos mentais e dependentes químicos e o Hospital deve ganhar uma enfermaria especializada, com equipe multidisciplinar para esse público.
Em relação à Vigilância em Saúde, ficou deliberada a promoção de fóruns de discussões, a cada quatro meses, com participação popular, sobre as ações desenvolvidas em cada área, promovendo maior visibilidade aos programas e resultados alcançados. Neste eixo foi destacada ainda a importância de fortalecimento da Educação em Saúde.

FONTE:
Departamento de Jornalismo
Secretaria de Comunicação Social

Please follow and like us:
error0
fb-share-icon20
Tweet 20
fb-share-icon20

Ronet

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.