Prefeitura busca parceria com sistema de cooperativas para gerar mais empregos
Proposta é promover novas cooperativas e melhorar o trabalho das já existentes no Município
Para melhorar a atuação das cooperativas de transporte público e estimular a criação de novos grupos de trabalho de forma cooperada, a Prefeitura busca firmar um convênio com a Federação e Organização das Cooperativas Brasileira – Sistema OCB/RJ. Nesta quarta, 21, o prefeito Sabino se reuniu com o presidente da entidade, Marcos Diaz, com o deputado estadual do (PSOL), Paulo Ramos, e o coordenador do Departamento de Pesca do Município, Ronaldo Paes Leme.
A proposta é que, após a assinatura desse acordo de cooperação técnica e assistência com o Sistema OCB/RJ, a entidade possa dar suporte à formação de novas cooperativas na cidade e apoio às já existentes. Atividades como costura e artesanato, fortes na região, podem ser desenvolvidas de forma cooperada, promovendo geração de renda para as mulheres.
As principais cooperativas que atuam no Município estão no setor de transporte público. Qualificando os participantes, a Prefeitura espera melhorar a qualidade do serviço oferecido à população, adequando-o ao crescimento da demanda. O serviço deve ser ampliado para atender a locais que ainda não contam com o transporte coletivo.
A legalização dos negócios e o estabelecimento de cooperativas permitem aos empreendedores contar com linhas de créditos, como por exemplo, empréstimos do BNDES.
CONVÊNIO – A OCB deve apresentar um projeto específico para o Município nos próximos dias, que vai incluir serviços de orientação, fiscalização, e qualificação da mão de obra cooperada.
FONTE:
Departamento de Jornalismo
Secretaria de Comunicação Social