Feira Eco-Ostras reúne trabalhos de desenvolvimento sustentável dos alunos
Exposição, com entrada franca, pode ser visitada até esta quarta-feira, dia 9, e conta com 50 diferentes experimentos
Inaugurada nesta terça-feira, 8, com a presença do prefeito Sabino, a I Feira Eco-Ostras reúne trabalhos de alunos de Rio das Ostras sobre temas como preservação ambiental e uso sustentável dos recursos naturais. A exposição, que ocupa a quadra do Colégio Municipal Professora América Abdalla até quarta-feira, 9, vai premiar os três melhores trabalhos divididos nos seguintes grupos: 6º e 7º anos do Ensino Fundamental; 8º e 9º ano do Ensino Fundamental e Ensino Médio. Organizadores da Feira de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado do Rio de Janeiro (Fecti) vão selecionar alguns trabalhos para integrar a Feira Estadual, entre 9 e 10 de novembro.
“A Ciência está presente no nosso dia a dia, no xampu que usamos, no tênis que calçamos, no aparelho de som. Hoje, ao contrário do que acontecia no passado, não é difícil encontrar explicações para cada realidade. No entanto, é preciso ter vontade de saber para encontrar essas respostas. Daqui dessa Feira, com certeza sairão nossos futuros cientistas, os cientistas da paz que vão trabalhar por um mundo melhor. Procurem aprender permanentemente, sejam inventivos, criativos, não deixem que lhe digam que algo é impossível”, aconselhou Sabino aos alunos reunidos na Eco-Ostras.
Também estiveram presentes na abertura da Feira a secretária de Educação, Andrea Machado, a secretária de Ciência, Tecnologia e Inovação, Eronei Leite, e o secretário de Ambiente, Sustentabilidade, Agricultura e Pesca, Nivaldo Talon, entre outras autoridades municipais. A coordenadora da Fecti, Vera Cascon, participou da solenidade e elogiou os trabalhos dos alunos da Cidade. “Observei experimentos de grande qualidade e alguns deles serão selecionados para a feira estadual. No entanto, mais importante do que isso é o amadurecimento, a troca de informações e o aprendizado que eventos como esse proporcionam aos alunos”, enfatizou Vera, que integra o grupo de avaliadores.
TRABALHOS – A feira não se limita aos trabalhos da área de Ciências e traz o seguinte lema: “Exatas e Humanas em Ação porque tudo é Ambiente”. Ao todo, são 49 experimentos expostos, muito deles inéditos, como a pia coletora de óleo de cozinha e o aquecedor econômico de água, que funciona à luz solar. Participam da mostra estudantes da rede municipal, estadual e dos colégios Castelo e Casulo, da rede particular.
“Substituímos a placa, que tem um custo maior, pelos canos em PVC pintados de preto, para reter o calor. A água assim é aquecida e enviada para caixas de alumínio e isopor, que mantêm a temperatura aquecida”, explica o aluno do 8º ano do Ensino Fundamental no Colégio Casulo, João Antônio Cordeiro, de 13 anos, que divide a autoria do experimento com Derek Ramiro, Lucas Ermida e João Vítor Rocha.
Supervisionados pela professora de Ciências da Escola Municipal Nilton Balthazar, Caroline Menezes, os alunos Joyce Debossan, Nathália Martins, Miriã Vargas e Yago Manhães desenvolveram a pia de coleta e armazenamento de óleo de cozinha. “Criamos um outro ralo, apenas para coleta do óleo, que é coberto por um microtule que filtra as impurezas”, explica Nathália, que cursa o 7º ano do Ensino Fundamental.
Horta sustentável, escada rolante acessível, composteira caseira e muitos outros experimentos atraem a atenção dos visitantes da feira, aberta das 9h às 17h, com entrada franca. A Secretaria Municipal do Ambiente, Sustentabilidade, Agricultura e Pesca, a ONG Maré e a BikeRO também montaram estandes no evento. Todos os expositores da feira receberão certificado de participação.
A Eco-Ostras conta ainda com apresentações culturais da Banda do Colégio Abdalla, Conjunto de Violões da Escola Municipal Vereador Pedro Moreira dos Santos e o Coral Vozes do Leripe das Escolas Municipais Inayá Moraes D’Couto e Simar Machado Sodré, entre outras.
FONTE:
Secretaria de Comunicação Social
Departamento de Jornalismo