Alunos de Rio das Ostras participam de Olimpíada Latino-americana de Filosofia
Um grupo de 15 alunos e dois professores do Instituto Municipal de Educação de Rio das Ostras (Imero) marca presença na IV Olimpíada Latino-americana de Filosofia, desta quinta-feira, 3, até domingo.
Com o tema “Que conhecimento é possível na era das incertezas?”, a Olimpíada acontece na Pontifícia Universidade Católica (PUC) de Minas, em Belo Horizonte, com participantes do Brasil, Argentina e Uruguai, entre outros países.
Os estudantes riostrenses, que fazem o Curso de Formação de Professores do Imero, também estiveram na 1ª Olimpíada Estadual de Filosofia do Rio de Janeiro, realizada em agosto na Escola Sesc de Ensino Médio, em Jacarepaguá. Esse evento, assim como a edição latino-americana, visa congregar estudantes e seus professores em torno de um tema comum, sem fins competitivos, mas com caráter solidário de cooperação de ideias.
“Nossos alunos tiveram grande participação nos grupos, atividades e textos produzidos na Olimpíada do Rio de Janeiro. São avaliadas as capacidades de defender ideias, diretrizes, argumentar e trabalhar de forma cooperativa. A olímpiada, por sinal, usa o método da solidariedade investigativa e os estudantes do Imero se destacaram também nesse aspecto”, afirma o professor de Filosofia Daniel Linhares.
Os professores Daniel Linhares e Deborah Floresta, educadora formada pelo Imero, acompanham os alunos a Belo Horizonte. Como preparação para a Olimpíada, Daniel e Deborah organizaram o Laboratório de Filosofia, realizado uma vez por semana no Instituto. A iniciativa ajudou a motivar ainda mais estudantes como Alessandra Freitas, 16 anos, que está no 2º ano e não tem dúvida na hora de falar qual faculdade pretende fazer.
“Quero cursar Filosofia. Lendo Descartes, fiquei apaixonada pela Filosofia. Gosto do pesquisar, processar a informação, formular ideias. A participação na Olimpíada Estadual só confirmou essa certeza. E o melhor é que tenho total apoio dos colegas”, conta Alessandra.
Todo o grupo de estudantes, que viajou na quarta-feira para Belo Horizonte, está na maior expectativa para a Olimpíada Latino-americana. “É uma possibilidade única de discutir nossas ideias com pessoas de outros países que gostam de Filosofia”, diz Luiz Gabriel Lima, 16 anos, aluno do 2º ano. “Você leva o seu conhecimento para compartilhar com pessoas que pensam diferente, têm outras culturas, e chegar a um objetivo final juntos”, reforça Rhayelle Faria, 17 anos, que também cursa o 2º ano.
FONTE:
Departamento de Jornalismo
Secretaria de Comunicação Social