Serviço de Taxi acessível já está em operação em Rio das Ostras
Moradores de Rio das Ostras com deficiência física ou mobilidade reduzida já contam com um serviço especial de táxi, com veículo adaptado com rampa eletro-hidráulica acionada por controle remoto e com sustentação de até 250 kg.
O carro possui espaço para receber cadeira de rodas e acompanhante com total segurança.
Para estar apto a circular no Município, o projeto de implantação do táxi acessível foi apresentado na Secretaria de Transporte Urbano, Acessibilidade e Mobilidade Urbana. De acordo com o Censo do IBGE de 2010, o município possui mais de 17 mil pessoas com deficiência.
“No Município, contamos com um grande contingente de pessoas com deficiência e mobilidade reduzida, como idosos. A Prefeitura apoiou desde o primeiro momento a implantação do táxi acessível, pois esta é uma iniciativa louvável e esperamos que outros taxistas sigam esse exemplo”, observou o secretário da pasta, Edson Luiz Pereira.
Para a proprietária do Táxi, Danielle Guimarães, o público ainda está conhecendo o serviço. “Mas quem pega o táxi, sempre pega um cartão, lembra-se de alguém que precisa. A receptividade tem sido muito boa”, comemora.
Marlon, cadeirante de 29 anos, que sofre de paralisia cerebral, ficou feliz ao conhecer o táxi adaptado. Para sua mãe, Marta Ribeiro Rangel, moradora de Jardim Mariléa, o transporte adaptado facilita a vida de quem convive com as dificuldades diárias de transportar pessoas com mobilidade reduzida. “As pessoas têm dificuldades em entrar nas vans, ir aos médicos, fazer fisioterapia. O táxi já é preparado, ajuda bastante”, explica Marta. Ela lembrou ainda que apesar do conforto, o preço influencia na opção pelo transporte.
A proprietária Danielle Guimarães esclarece que as tarifas do táxi adaptado são as mesmas dos táxis convencionais. “Temos também a opção de contratação de pacotes de utilização a tarifas especiais, como para quem precisa de táxi semanalmente para ir ao médico por exemplo”, observa.
Mesmo tendo a prioridade de atendimento para pessoas com mobilidade reduzida, o táxi pode ser utilizado pelo público em geral sem restrição. Os interessados em utilizar o Serviço de Táxi Acessível podem entrar em contato pelos telefones 022 8823 0400 / 7815 3558.
FONTE:
Departamento de Jornalismo
Secretaria de Comunicação Social