Oficina liderada por cantor de hip hop leva cultura de paz aos alunos de Rio das Ostras
A ação, com a presença do MC Natan, integra o Programa Saúde na Escola e ajuda a prevenir a violência e o uso das drogas
A oficina “Educando pela Paz”, que integra as ações de prevenção promovidas em Rio das Ostras por meio do Programa Saúde na Escola (PSE), foi realizada nesta quinta-feira, 12, na zona rural. Com a participação da equipe do Núcleo de Atenção à Saúde do Adolescente (Nasa) e do MC Natan, a oficina aconteceu na Escola Marinete Coelho de Souza, em Cantagalo. Apresentação de hip hop e depoimento do cantor, falando dos prejuízos das drogas, fizeram parte da oficina.
Segundo a educadora Cláudia Mattos, o hip hop aproxima ainda mais os estudantes da mensagem de prevenção à toxicodependência e de estímulo à cultura de paz que integram o Saúde na Escola. “Por meio da música, o MC Natan leva uma mensagem de paz, motiva os alunos a traçar metas e a investir nos próprios sonhos, além de falar dos prejuízos do tabaco, álcool e outras drogas”, explica Cláudia, diretora do Departamento Saúde na Escola, pela Secretaria de Educação.
O cantor e compositor de hip hop Natan Louzada, mais conhecido como MC Natan, desenvolve há três anos o Projeto Educar pela Paz. Por meio dessa iniciativa, ele tem ajudado a combater a violência entre adolescentes e prevenir o uso de drogas. Em parceria com o Nasa, o músico se inseriu no Programa Saúde na Escola em Rio das Ostras e celebra os bons resultados alcançados.
“Muitos professores relatam que houve uma mudança no comportamento dos alunos depois de me ouvirem cantar e falar desses temas. Os estudantes ficam menos agressivos, evitam as drogas e desenvolvem a solidariedade. O hip hop é um excelente meio de promover a cultura da paz”, afirma MC Natan, que em breve vai lançar um livro reunindo suas composições.
Na fila dos alunos que queriam um autógrafo do artista após a apresentação, estavam as amigas Camila Oliveira e Raíssa Neves, ambas de 11 anos, que cursam o 6º ano. “O MC Natan mostrou que precisamos evitar as drogas e falar para outros adolescentes não entrarem nessa”, diz Camila. “Espero que ele volte aqui outras vezes para cantar”, conclui Raíssa.
O estudante Lucas dos Santos Gomes, 12 anos, do 5º ano, também aprovou a iniciativa. “Aprendi muita coisa com a oficina. Não é uma boa usar drogas. Podemos até morrer. O MC nos falou que também não devemos ser violentos. Temos que conversar mais e brigar menos”, garante Lucas.
PROGRAMA – O Programa Saúde na Escola (PSE) tem como objetivo contribuir para a formação integral dos estudantes por meio de ações de promoção, prevenção e atenção à saúde. Em Rio das Ostras, o programa é uma parceria das secretarias de Educação e Saúde e prevê diferentes iniciativas. As ações são de Avaliação Clínica e Psicossocial, incluindo a Saúde Bucal; Promoção e Prevenção à Saúde, englobando diferentes áreas como educação para saúde sexual e prevenção das DSTs / Aids, prevenção ao uso de álcool, tabaco e outras drogas, promoção da cultura de paz; Formação dos gestores e das equipes de Educação e Saúde que atuam no PSE.
FONTE:
Secretaria de Comunicação Social
Departamento de Jornalismo