Secretários de Rio das Ostras participam de pedalada para conhecer realidade de ciclistas

Ação faz parte do projeto Rio das Ostras Cidade Bike

Representantes da Prefeitura de Rio das Ostras participaram, nesta terça, 3, de uma pedalada com o grupo de ciclistas “Bikeros”, com a finalidade de conhecer as atuais necessidades de quem usa a bicicleta como meio de transporte e lazer na cidade. A melhoria da mobilidade urbana no Município é uma das ações previstas no Rio das Ostras Cidade Bike, projeto que busca estimular o ciclismo como prática esportiva, de lazer e de transporte, contribuindo com a saúde, o ambiente e o trânsito.

A pedalada teve a participação do secretário de Transportes, Acessibilidade e Mobilidade Urbana, Edson Luiz Pereira, e do subsecretário de Esporte e Lazer, Raphael Thuin. A iniciativa foi definida a partir de uma reunião realizada, na semana passada, com participação das representantes das Secretarias de Esporte, Planejamento, Transporte e Mobilidade Urbana, Obras e Segurança Pública. Na ocasião, representantes do grupo de ciclistas de Rio das Ostras apresentaram diversas propostas envolvendo ciclismo esportivo e mobilidade urbana.

De acordo com Edson Pereira, iniciativas como essa contribuem para identificar possíveis melhorias na sinalização a fim de aumentar a segurança de ciclistas, pedestres e motoristas, promovendo a harmonia no trânsito. “Temos que estar antenados com as políticas de mobilidade urbana. Rio das Ostras é uma cidade de ciclistas em sua essência. Não podemos ignorar essa realidade. A ideia é ouvir ciclistas, motoristas, profissionais e pedestres”, observa o secretário, que planeja realizar um fórum de mobilidade urbana a fim de nortear a política do Município voltada para o setor.

O subsecretário de Esporte e Lazer, Raphael Thuin destaca que o projeto Rio das Ostras Cidade Bike prevê ações em diversas frentes. “Rio das Ostras sempre promoveu eventos de ciclismo, mas esporádicos, sem um calendário de eventos. Criamos um cronograma de janeiro a dezembro, fora os eventos ‘sociais’ como a pedalada em homenagem ao Dia das Mulheres e do Ambiente. Ao investir no ciclismo, estamos investindo em saúde e qualidade de vida. E ao colocar bicicletas nas ruas, investimos também na melhoria da mobilidade urbana”, afirma.

O representante do Bikeros, Eduardo Almeida, elogiou a atenção com que o Poder Público tem dado aos ciclistas. “Nós não queremos ser segregados ou viver somente em ciclovias. É preciso mostrar que existem outras ferramentas e que, a cada dia fazemos mais parte do trânsito. E a Prefeitura tem participado ativamente com a gente. É raro uma cidade do tamanho de Rio das Ostras contar com uma Secretaria de Mobilidade Urbana. Isso demonstra o compromisso da Prefeitura em investir em qualidade de vida para a população”, explica o ciclista. De acordo com Almeida, a estimativa é que haja em Rio das Ostras cerca de 70 mil bicicletas. “Mas muitas estão dentro de casa. O que queremos é coloca-las nas ruas”, conclui.

FONTE:
Secretaria de Comunicação Social
Departamento de Jornalismo

Please follow and like us:
error0
fb-share-icon20
Tweet 20
fb-share-icon20

Ronet

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.