Rio das Ostras cria projeto que estimula o raciocínio lógico dos alunos
Iniciativa é voltada aos estudantes dos 8º e 9º anos do ensino fundamental, além do ensino médio
Utilizar conceitos matemáticos para resolver desafios estimula a habilidade dos alunos em sala de aula. Com base nessa constatação, a Prefeitura de Rio das Ostras criou o Núcleo de Atividades para o Desenvolvimento do Raciocínio Lógico Matemático. O projeto oferece cursos de desenvolvimento do raciocínio para estudantes dos 8º e 9º anos do Ensino Fundamental e do Ensino Médio para aprimorar o aprendizado das disciplinas. As inscrições podem ser realizadas até 6 de setembro, na Secretaria de Ciência e Tecnologia, das 8h às 17h.
“É importante explorar o raciocínio lógico no ensino, valorizando o pensamento. E o objetivo do Núcleo de Atividades é proporcionar aos jovens o acesso a atividades que os preparem para desafios futuros, despertando habilidades e competências”, ressaltou a secretaria de Ciência e tecnologia, Eronei Leite.
De acordo com a professora de matemática que ministrará as aulas, Fátima Monteiro, o projeto estimulará a formação de profissionais pró-ativos e mais bem preparados para o mundo do trabalho. “Não são só aulas de matemática, é um curso de raciocínio lógico que tem como objetivo fazer os alunos pensarem, usando conceitos matemáticos para resolver os desafios”, destacou a professora.
As aulas começam no próximo dia 10 de setembro, na Capela de Santo Antônio, em Costazul.
PROJETO – O projeto tem como objetivo despertar, por meio da resolução de desafios lógico-matemáticos, diversas habilidades e competências dos alunos, como interpretação de textos, resolução de problemas, desenvolvimento das capacidades estratégica e científica, além do desenvolvimento da disciplina, concentração e criatividade.
INSCRIÇÕES – Os interessados em participar do Núcleo de Atividades devem comparecer à Secretaria de Ciência e Tecnologia, na Praça Prefeito Cláudio Ribeiro, Extensão do Bosque, munido de documentos pessoais, comprovante de residência, cópia do boletim de notas escolares e uma foto 3×4. Caso o interessado seja menor de idade, deverá comparecer ao local acompanhado do seu responsável.
FONTE:
Secretaria de Comunicação Social
Departamento de Jornalismo