Rio das Ostras começa a estruturar o Projeto de Paraesporte
Cadastramento de pessoas com deficiência começa em agosto
A partir do dia 12 de agosto, a Prefeitura de Rio das Ostras iniciará o cadastramento de moradores com deficiência. O objetivo é fazer um levantamento preciso do número de pessoas e identificar os tipos de deficiência a fim de traçar um planejamento para o Projeto de Paraesporte. Futebol (de cinco e de sete), vôlei, natação, basquete, atletismo, tênis de mesa, vela adaptada e goalball serão as modalidades adaptadas oferecidas.
O Praia Âncora será a primeira localidade a ser visitada pela equipe do Departamento de Paraesporte. Haverá uma tenda de atendimento próximo ao Centro de Cidadania, enquanto outra equipe percorrerá as residências. Além disso, a Prefeitura estuda ainda a implantação do projeto “Acessibilidade é a nossa praia”, que possibilita a pessoas com deficiência física usufruir de atividades de lazer na praia, com a utilização de cadeiras adaptadas (anfíbias) apropriadas para esse fim.
“Há muitas pessoas que, por vergonha de sua condição, deixam até de se cadastrar em programas da Prefeitura. Nosso objetivo é mudar esta realidade ao oferecer a oportunidade de socialização através do esporte e do lazer”, explica Alberto Moreira Jorge, secretário de Esporte e Lazer. Com o objetivo de realizar um trabalho de qualidade para a população, na próxima terça, 6 de agosto, será realizada a capacitação da equipe e de voluntários do projeto.
PADRINHO – Um dos ícones do paraesporte, o nadador Clodoaldo Silva abraçou a causa e será o padrinho do Projeto de Paraesporte, que promoverá ações de inclusão por meio da oferta de diversas modalidades adaptadas a pessoas com deficiência física ou intelectual. Detentor de 13 medalhas olímpicas, Clodoaldo Silva foi o primeiro paratleta brasileiro a ganhar destaque internacional após seu desempenho espetacular nas Paralimpíadas de Atenas, em 2004, quando conquistou seis medalhas de ouro e uma de prata nas oito provas que disputou. Com isso, Clodoaldo entrou para a história da natação paralímpica brasileira, como o maior medalhista da competição.
COMITÊ PARALÍMPICO BRASILEIRO – O subsecretário de Esporte e Lazer de Rio das Ostras, Raphael Thuin, se reuniu com o presidente do Comitê Paralímpico Brasileiro – CPB, Andrew Parsons, para discutir o desenvolvimento do projeto de Paraesporte no Município. Durante o encontro, realizado no início de julho, em Brasília, Parsons assumiu o compromisso de apoiar o Município com equipamentos, qualificação e outras ações.
FONTE:
Secretaria de Comunicação Social
Departamento de Jornalismo