Rio das Ostras realiza projeto Cozinha Brasil
Aulas promovem a educação alimentar atendendo a quase 300 idosos de programas de Bem-Estar Social
Centenas de idosos, participantes do Projeto Feliz Idade e do programas dos Cras – Centros de Referência de Assistência Social, estão participando do Programa Cozinha Brasil, parceria da Prefeitura de Rio das Ostras com o Sesi e a Ampla. Os cursos acontecem no Parque da Cidade, entre os dias 30 de julho e 1º de agosto, em duas turmas, envolvendo cerca de 300 pessoas, incluindo multiplicadores, como por exemplo, líderes comunitários e merendeiras que atuam nas Casas da Criança.
Para o prefeito Sabino, a promoção dos programas e projetos sociais é prioridade nas ações de Bem-Estar e as parcerias são importantes. “Essas ações mudaram nosso País nos últimos anos. Rio das Ostras acredita que pode elevar a qualidade de vida de muitas pessoas, desenvolvendo programas de auxílio à população mais vulnerável. Por isso, estreitamos laços com outras instituições que somam aos nossos serviços”, explica.
Em suas aulas, o Programa Cozinha Brasil promove a educação alimentar, gerando impactos positivos para a saúde e a economia doméstica. Os participantes recebem palestras da equipe do Sesi e são acompanhados nas aulas práticas por nutricionista e auxiliar de cozinha. Outro objetivo é promover a cultura do aproveitamento dos alimentos em sua totalidade, incluindo as cascas e sementes.
Os encontros são totalmente gratuitos e os participantes ganham um kit com material didático, recebendo um certificado se obtiverem 75% de participação nas aulas.
“Sabemos que a alimentação adequada é fundamental para uma vida de qualidade, principalmente na terceira idade. Quantas vezes jogamos parte dos alimentos fora? É por isso que trouxemos esse programa para Rio das Ostras, para somar nossas ações em benefício dos participantes dos projetos sociais”, explica Rose dos Santos, secretária de Bem-Estar Social.
A aposentada Sebastiana Aparecida elogia a iniciativa. “Já estou um tempo sem ocupar minha mente. Aqui estou fazendo novas amizades e aprendendo a cuidar mais de mim”, conta.
FONTE:
Secretaria de Comunicação Social
Departamento de Jornalismo