Mais de mil alunos de Rio das Ostras concluem programa de prevenção às drogas

Uma parceira entre a Prefeitura de Rio das Ostras e a Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro (PMERJ) possibilitou que 1022 alunos de nove escolas municipais participassem do Programa Educacional de Resistência às Drogas (Proerd).

A formatura dos estudantes inscritos no Proerd no primeiro semestre do ano foi realizada na sexta-feira, dia 5, no Colégio Municipal Professora América Abdalla. Na solenidade, que contou com a presença do prefeito Sabino, houve entrega de certificados e prêmios para os estudantes que se destacaram no programa.
“O trabalho desenvolvido pela Polícia Militar por meio do Proerd é muito importante porque atua na prevenção, agindo antes, protegendo as nossas crianças para que não se envolvam com as drogas. Essa prevenção começa na família e conta com ao apoio da Administração Municipal. Como prefeito, acredito que cuidar de Rio das Ostras significa, acima de tudo, amar e proteger o nosso maior bem, que são as crianças”, afirmou Sabino.
Representando o comando da Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro, o Capitão Reis esteve presente à solenidade ao lado do Sargento Ferreira, Sargento Tadeu e Cabo Ana Freitas, instrutores do Proerd em Rio das Ostras. Os PMs entregaram certificados a todos os participantes, além de prêmios para os estudantes que se destacaram em cada turma e autores das melhores redações sobre o programa.
Uma das alunas homenageadas foi Érica Olmo Vargas, de 11 anos, aluna do 5º Ano do Ensino Fundamental da Escola Municipal Simar Machado Sodré. “Aprendi que o álcool, a maconha e as drogas em geral só servem para viciar e tirar a vida. É melhor viver com a família do que com as drogas”, disse Érica.

PROGRAMA – O Proerd é a versão brasileira do bem-sucedido programa norte americano Dare (Drug Abuse Resistance Education), surgido no ano de 1983. No Brasil, foi implantado de maneira pioneira em 1992 pela Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro. Ministrado por instrutores da PMERJ, o curso voltado para estudantes do Ensino Fundamental dura um semestre e conta com material didático próprio e atividades interativas. Os alunos são estimulados a pensar nas consequências das próprias escolhas e a lidar com as pressões de grupos, optando por uma vida saudável, sem uso de drogas.

FONTE:
Secretaria de Comunicação Social
Departamento de Jornalismo

Please follow and like us:
error0
fb-share-icon20
Tweet 20
fb-share-icon20

Ronet

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.