Projeto Ostrinha na Floresta em Rio das Ostras começa no dia 15, reunindo cerca de 450 alunos
Objetivo é desenvolver atividades educativas e de preservação ambiental levando os estudantes a conhecer as reservas do município
Cerca de 450 estudantes da rede municipal de ensino de Rio das Ostras participarão do Projeto Ostrinha na Floresta, a partir do dia 15, quando a rede de ensino entra no período de recesso escolar. Durante 10 dias eles participarão de atividades de educação ambiental e visita às unidades de conservação e áreas verdes protegidas do município, como o Bioma Mata Atlântica, além do plantio de aproximadamente 300 espécies de árvores nativas. Ainda há vagas disponíveis e os interessados devem procurar o Centro Esportivo Municipal, de 8h às 17h, localizado no Village.
A solenidade de abertura do evento acontece no dia 15, a partir das 8h, no Centro Esportivo Francisco Leite, com a participação de todos os envolvidos no evento e dos estudantes. A Prefeitura de Rio das Ostras disponibiliza ônibus para fazer o transporte das crianças de suas localidades até o Centro Esportivo, onde acontece a concentração dos estudantes. Haverá ônibus com saída das localidades do Operário, Cidade Praiana e Cantagalo, a partir das 7h.
O projeto tem a organização das secretarias municipais de Esporte e Lazer, Segurança Pública, por meio da Coordenadoria de Defesa Civil e da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, Agricultura e Pesca, além do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro, representantes da Rebio (Reserva Biológica União), Forte Marechal Hermes e Fazenda Itapebussus.
Além das atividades diárias, o projeto realiza passeios com os participantes em áreas de proteção ambiental, colocando em prática tudo o que aprendem durante as aulas. O Projeto Ostrinha na Floresta visa também estimular a mudança prática de atitudes e a formação de novos hábitos com relação à utilização dos recursos naturais e favorecer a reflexão sobre a responsabilidade. Os participantes devem chegar para as atividades diárias às 8h e os trabalhos prosseguirão até 12h.
A entrega dos uniformes acontece entre os dias 10 e 12 de junho, das 8h às 17h, mediante a apresentação da carteirinha, no local onde foi feita sua inscrição. Os alunos serão divididos em grupos, por faixa etária: Para a equipe Alfa (7, 8, 9 e 10 anos – Mico Leão Dourado, Tamanduá Mirim, Capivara e Coelho) são oferecidas 200 vagas, para a equipe Bravo ( que reúne adolescentes de 11, 12, 13 e 14 anos – Quati, Lontra e Jiboia) são 150 vagas, e para a equipe Charles ( de jovens de 15, 16 e 17 anos – Cachorro do Mato e Preguiça), 100 vagas.
O encerramento do projeto acontece no dia 26, no Parque Municipal, reunindo todos os participantes, com realização de atividades recreativas.
Programação de visitas:
Dia 16
Equipe Alfa – Visita à Fazenda Itapebussus
Equipe Bravo – Visita à Fazenda Pote, em Cantagalo
Equipe Charles- Visita à Reserva União
Dia 17
Equipe Alfa – Visita ao Forte Marechal Hermes, em Macaé
Equipe Bravo – Visita à Trilha de Itabebussus
Equipe Charles- Visita ao Parque dos Pássaros
Dia 18
Equipe Alfa – Visita à Reserva União
Equipe Bravo – Visita ao Forte Marechal Hermes, em Macaé
Equipe Charles – Visita ao Sítio Traíra, Mar do Norte
Dia 19
Equipe Alfa – Visita ao Parque dos Pássaros
Equipe Bravo – Visita ao Parque Municipal
Equipe Charles – Visita à Serra da Careta, em Cantagalo
Dia 24
Equipe Alfa – Visita à Fazenda Itapebussus
Equipe Bravo – Visita à Reserva União
Equipe Charles – Visita ao Parque Municipal
Dia 25
Equipe Alfa – Visita ao Parque Municipal
Equipe Bravo – Visita à Fazenda Santo Antônio, em Cantagalo com plantio de espécies nativas
Equipe Charles – Visita a Fazenda Itapebussus
FONTE:
Secretaria de Comunicação Social
Departamento de Jornalismo