Deficientes têm acesso a trilha em meio a Mata Atlântica em Rio das Ostras
Foi inaugurada, na manhã desta sexta-feira, dia 7, a trilha interpretativa inclusiva da Reserva Biológica União – Rebio União.
Inédito na região, o projeto criado por uma parceria entre Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), a Secretaria de Estado do Ambiente do Rio Janeiro e o Fundo Brasileiro para a Biodiversidade, possibilita acessibilidade a uma trilha interpretativa na Mata Atlântica.
Durante o evento, o prefeito Sabino falou sobre a importância de se adaptar espaços como o da Reserva para receber pessoas com diferentes tipos de necessidades. “Sabemos que existe uma população muito grande de pessoas com deficiência, e incentivar a inclusão e a interpretação ambiental permite a inserção na natureza, promovendo uma maior qualidade de vida.”
Durante a inauguração foi realizada uma apresentação de dança dos alunos da unidade da Apae de Rio das Ostras e do Núcleo de Dança Portadores da Alegria. Para a cadeirante e presidente do Portadores da Alegria, Vania Tolepan, a inauguração da Trilha é uma vitória.
“A possibilidade das pessoas com deficiência em caminhar por entre a exuberância da Mata Atlântica através da trilha interpretativa da Reserva, permitirá que todos nós desfrutemos dos benefícios proporcionados por esse importante e ameaçado Bioma”, disse ela.
Aproveitando a presença do grupo de dança, o prefeito Sabino informou que Rio das Ostras terá novamente o seu Festival de Dança, o qual também irá valorizar os portadores de deficiência. “Vamos reavivar o festival para ter apresentações como a da Apae e do grupo da Vânia Tolepan, que obteve a conquista do seu primeiro prêmio de dança durante o nosso Festival em 2001”, destacou.
O administrador da Reserva, Whitson José da Costa, ressaltou que a inauguração da trilha era um sonho antigo que agora se realiza beneficiando todos os deficientes da região. “Estamos felizes em poder concretizar esse projeto para uma parte da população que é excluída de atividades de recreação e contemplação da natureza, principalmente em áreas naturais, pois, de uma forma geral, a deficiência limita e consequentemente as afasta dessas oportunidades”, enfatizou, lembrando que foram realizadas obras que tornaram acessíveis as instalações do Centro de Vivências e a trilha interpretativa da Unidade de Conservação, conhecida como “Trilha do Pilão”.
PRESENÇAS – Também estavam presentes ao evento o prefeito de Casimiro de Abreu, Antônio Marcos, a vice-presidente do Instituto Estadual do Ambiente (INEA), Denise Rambald, e demais autoridades locais, além de instituições voltadas para pessoas com deficiência, ambientalistas e ONGs.
A Rebio União contempla terras de Rio das Ostras, Casimiro de Abreu e Macaé, preservando 3 mil hectares de Mata Atlântica
FONTE:
Departamento de Jornalismo
Secretaria de Comunicação Social