Workshop de gaita atraiu dezenas de pessoas na Casa do Jazz
Dezenas de pessoas compareceram neste sábado, 1º, na oficina de Introdução à Gaita ministrada pelo músico Jeferson Gonçalves.
A aula aconteceu na Casa do Jazz, em Costazul, e contou com a presença de professores, músicos e leigos. Com os olhos bem atentos, crianças, jovens e adultos interagiam com o gaitista perguntando sobre didática e métodos de aplicação de aulas.
Jeferson falou sobre a importância de se escolher canções fáceis para aplicação de aulas com crianças e iniciantes. Também ensinou técnicas de sopro e respiração, que são primordiais para quem gosta de tocar gaita. De forma divertida, o músico tocou a clássica “Cai cai balão”, na cancioneiro infantil. A partir da mesma música mostrou que uma genuína canção pode ser admirada por todos.
“Quem quer dominar a gaita não pode ter medo de ousar. Devemos brincar com ela. É um instrumento divertido, que requer improviso e bom humos para dominá-la. Eu gosto de inventar e reinventar a mesma música. Só assim consigo me envolver na melodia”, explica.
Há nove anos consecutiva o saxofonista de Vitória, João Bosco, diz que esta interação faz com que experimente o Jazz e o Blues de forma mais próxima. “Uma coisa é a gente ficar de baixo assistindo um artista que a gente admira, outra é poder chegar aqui e aprender um pouco mais sobre um instrumento que a gente gosta. Me sinto uma parte do Festival”, conta.
FONTE:
Secretaria de Comunicação Social
Departamento de Jornalismo