Kuarup se preparara para a 11a edição do Rio das Ostras Jazz & Blues
Orquestra, mantida pela Fundação de Cultura, acelera ensaios para abrir o maior festival da América Latina
O público do Rio das Ostras Jazz & Blues conhece muito bem a Orquestra Kuarup. Há 10 anos o grupo formado por adolescentes e jovens músicos da cidade abre o evento, que traz artistas renomados, em cinco dias de shows. Com 12 membros fixos, os músicos se encontram no mínimo duas vezes na semana para ensaios das canções, clássicos da Música Popular Brasileira.
Para o maestro Nando Carneiro, o Festival é uma oportunidade única e que alimenta nos jovens a vontade de atuar no meio artístico. “É incrível ver a emoção dos músicos aqui de Rio das Ostras se preparando para esta apresentação que, sem dúvidas, oferece uma experiência singular para eles. Muitos deles querem seguir a carreira”, conta.
Juliana Poncioni é flautista e desde criança sonhava em ser integrante da orquestra. “Sou envolvida com música desde os seis anos de idade e já me imaginava tocando com eles. Quando consegui, senti que estava realizando um sonho. Comecei com a flauta doce e hoje, a transversa. Estar no mesmo palco em que os maiores instrumentistas do jazz executam suas músicas não tem preço”, relata.
Nesta edição do Festival, a Kuarup se apresenta no dia 29, às 20h, na Cidade do Jazz, montada na Área de Eventos de Costazul.
A ORQUESTRA – Formada por violão, cavaquinho, percussão, flautas doce e transversa, a Kuarup já tem doze anos de estrada. Em 2001, gravou seu primeiro CD e DVD com composições próprias. Participou de diversos festivais e já se apresentou no Teatro Trianon, em Campos. Em 2004, fez um intercambio na Alemanha.
O NOME – Kuarup, de origem Tupi-guarani, é a denominação de uma festa da tradição cultural dos povos indígenas do Xingu, realizada para homenagear os mortos e resgatar suas tradições e suas memórias. Através do programa da Orquestra Kuarup, surgiu a Orquestra Curumim, em que novos integrantes participam de oficinas e ensaios. A orquestra tem sua sede no Centro de Formação Artística de Música Dança e Teatro.
FONTE:
Departamento de Jornalismo
Secretaria de Comunicação Social