Rio das Ostras promove Semana de Mobilização contra o Abuso e a Exploração Sexual de Crianças
O Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes, celebrado em 18 de maio, está sendo lembrado com uma Semana de Mobilização.
A programação organizada pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) de Rio das Ostras, com o apoio da Prefeitura, conta com reuniões e palestras, incluindo Roda de Diálogo sobre o tema com alunos das escolas municipais Professora América Abdalla e Maria Teixeira de Paula nesta sexta-feira, 17. No sábado acontece uma ação educativa, das 9h às 13h, na Praça José Pereira Câmara.
Uma das atividades da Semana de Mobilização, intitulada “Fazendo Bonito em Rio das Ostras: “Plantar E Cuidar Para Colher”, é o Fórum da Rede de Atenção à Criança e ao Adolescente em Rio das Ostras. “Estamos realizando visitas e dialogando com os diferentes atores sociais do município de Rio das Ostras, como as Secretarias de Saúde, Educação, Turismo, Comunicação, Esporte e Lazer, Bem-Estar Social, Câmara dos Vereadores, Delegacia, Conselho Tutelar, Ministério Público, Vara da Infância e Adolescência, e o Polo da Universidade Federal Fluminense”, explica Gulhermina Rocha, presidente do CMDCA.
“Entendemos que a exploração sexual da criança e do adolescente é uma das piores e mais perversas formas de violação aos Direitos Humanos. O objetivo é derrubar o muro do silêncio em torno dessa violação dos direitos, sustentado pela indiferença da sociedade e pela cultura da impunidade dos agressores”, explica Guilhermina. Ela lembra que a data foi instituída em 2000, pela Lei 9.970, e faz alusão a um crime ocorrido há 40 anos, no Espírito Santo, quando Araceli Cabrera, então com 8 anos, foi violentada e assassinada, crime que ficou impune.
FONTE:
Departamento de Jornalismo
Secretaria de Comunicação Social