Rio das Ostras resgata um antigo jeito de se produzir reggae
Unidade Sound System acontece neste domingo, 24, na Concha Acústica, às 16h
Para contribuir na popularização do reggae, a Fundação Rio das Ostras de Cultura dará continuidade ao projeto Unidade Sound System, que já é realizado em algumas cidades da Região dos Lagos. O evento acontece neste domingo, dia 24, a partir das 16h, na Concha Acústica, na Praça São Pedro, no Centro. Quem se apresenta é Luc Dubwise. A entrada é franca.
O evento, que promove o estilo musical por meio de caixas de som, tem a presença de DJ’s, que utilizam vinis e samplers junto com cantores que animam o público.
Segundo Matheus Silgueiras, coordenador do evento, essa apresentação é um jeito de levar o estilo musical a todos os públicos. “É uma forma de oferecer uma alternativa para quem quer sair e ouvir uma música independente, consciente e de qualidade. Muita gente não conhece o reggae”, explica.
O Sound System coloca Rio das Ostras no cenário nacional do reggae, com visibilidade internacional. Para o presidente da Fundação Rio das Ostras de Cultura, Cosme dos Santos, é hora de quebrar todos os tipos de preconceitos com qualquer estilo artístico e deixar o Município cada vez mais conhecido em todo o Brasil.
“Arte é arte. É simples e não tem dono. Por isso, a importância de oferecer espaço para todos os nossos artistas sejam eles de que estilo musical for e principalmente que os eventos sejam gratuitos para que nossa população tenha acesso”, conta Cosme.
SOUND SYSTEM – É um movimento que surgiu na década de 50 nos guetos da Jamaica. DJs carregavam suas próprias caixas de som e toca-discos promovendo suas festas. Inicialmente, tocavam apenas o R&B americano, mas depois foram assumindo um estilo próprio.
FONTE:
Secretaria de Comunicação Social
Departamento de Jornalismo