Secretaria de Bem-Estar Social entregou 9 cadeiras de rodas motorizadas e 2 scooters

O natal de 11 cadeirantes de Rio das Ostras será mais confortável

O prefeito Carlos Augusto, em companhia da secretária de Bem-Estar Social, Márcia Almeida, entregou na manhã desta terça-feira, dia 18, no hall de entrada da Prefeitura de Rio das Ostras, nove cadeiras de rodas motorizadas e duas scooters. Só este ano, foram distribuídas pelo poder público cerca de 400 cadeiras de rodas, de higiene e infantil.

Todas as pessoas beneficiadas com a cadeira de rodas, foram encaminhadas por um médico e posteriormente passaram por um fisioterapeuta da rede. Esses profissionais avaliaram a necessidade de cada um, indicando a cadeira, que foi feita baseada na altura, peso e quadro clinico de cada paciente. A Secretaria de Bem-Estar Social de Rio das Ostras ao longo dos últimos oito anos concedeu cerca de 1.500 cadeiras, e milhares de aparelhos como órtese , prótese e muletas
De acordo com a secretária, é muito gratificante entregar estas cadeiras. “Como cidadã, me sinto realizada e agradecida pelo sorriso que posso ver em cada rosto. Vocês fazem a minha vida, muito mais produtiva e feliz. Portanto, agradeço a cada um de vocês por ter me permitido ajudá-los. Meu medo era encerrar essa gestão, sem poder dar este presente de Natal “ destacou a Márcia Almeida.
O prefeito Carlos Augusto disse que se sentia renovado em ver em cada rosto um exemplo de vida e de determinação. “Olhando para vocês, vejo que não tenho problemas. Vocês são um exemplo de vida e vontade de viver. Apesar da necessidade, vocês não desistiram e estão lutando pelos sonhos e objetivos. Obrigada por tudo que aprendi com vocês”, afirmou.
A aposentada Zenir de Lima Barroso, 69 anos, foi a primeira a receber a cadeira motorizada. “Há três anos vivo assim, dependendo de uma cadeira de roda para me locomover, depois que tive um Acidente Vascular Cerebral (AVC) . A partir de agora, vou poder sair mais. Hoje eu dependo muito do meu marido, que tem problemas cardíacos. Vou apreender a manusear essa máquina e vou andar pelas ruas, ir ao supermercado, padaria, fazer coisas básicas que só damos valor, quando perdemos a acessibilidade” comentou.
Celma Ferreira, 57 anos, e há 7 anos como cadeirante, era só alegria. Ela recebeu uma scooter, que vai permitir mais acessibilidade. “Agora posso fazer minhas comprar, ser mais independente do meu companheiro, que me ajuda empurrando minha cadeira, disse.
O jovem Jeovane Flores dos Santos, 32 anos, vai ter um motivo a mais para comemorar o Natal. “Agora vou poder andar com mais independência. Há 7 anos, sofri um acidente quando mergulhei e fraturei à quinta vertebra, ficando paralítico. Hoje dependo de minha mãe para fazer tudo. É muito bom saber que vou ter liberdade para fazer coisas que até então não conseguia fazer sozinho, falou.

FONTE:
Departamento de Jornalismo
Secretaria de Comunicação Social

Please follow and like us:
error0
fb-share-icon20
Tweet 20
fb-share-icon20

Ronet

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.