II Feira de Artes Manuais de Rio das Ostras foi aberta nesta quinta-feira reunindo artesãos e consumidores

A feira está aberta ao público até domingo das 9h30 às 19h, com palestras, brinquedoteca, oficinas e muita opção de compra de artesanato

A II Feira de Artes Manuais de Rio das Ostras foi aberta na última quinta-feira, 13, com a presença da secretária de Bem-Estar Social, Márcia Almeida. Durante os três dias de feira, é esperado um público de mais de três mil pessoas visitando os 15 stands montados na quadra do Parque da Cidade, em Nova Cidade, reunindo o trabalho de aproximadamente 150 artesãos.
A Feira pode ser visitada até domingo, dia 16, no Parque da Cidade, com palestras diárias, abordando desde Empreendedorismo, Incentivos Fiscais Federais e Estaduais, Como Construir o preço do seu produto, como vender seus produtos pela internet e como formalizar a Micro Empresa.
A solenidade de abertura foi marcada com a entrega do certificado de conclusão para as 20 mulheres que concluíram o curso “Mulher Empreendedora” oferecido em parecida com o Sebrae, após cumprir uma carga horária de 76 horas.
O público poderá antecipar suas compras de Natal, já que no local estarão cerca de 150 artesãos, divididos em seis grupos locais, expondo seus produtos que vão de bijuterias, peças para decoração produzidas por meio de reciclagem de jornais, flores em EVA, biscuit, bordados diversos, entre outras opções de presente.
Em seu pronunciamento a secretária Márcia Almeida agradeceu a todos os servidores que ao longo desses oito anos de gestão, contribuíram para a melhor qualidade de vida da população de Rio das Ostras, e disse que se sente muito realizada.
“Quando lançamos o Programa de Geração de Rendas, em 2007 havia cerca de 150 artesãs que davam os seus primeiros passos e que vendiam cerca de R$ 4 mil. Ao longo desses últimos anos, elas já comercializaram cerca de R$ 100 mil, aquecendo a economia local, além de gerar emprego. Hoje, o Programa conta com aproximadamente 600 artesãs que produzem artigos de excelente qualidade. Tudo isto, demostra que, além de oferecer cursos, o poder público, se preocupa em qualificar os profissionais para poder entrar no mercado de trabalho”, concluiu
Visando oferecer condições para as artesãs participarem das oficinas, a Secretaria de Bem-Estar Social montou uma brinquedoteca, para as crianças que acompanharem suas mães. Também são oferecidas 3.500 vagas gratuitas nas oficinas de artesanatos. Os artesãos também terão a oportunidades de comprar matéria – prima no espaço com preço mais acessível, já que duas grandes empresas vão montar stand na Feira, para atender esse segmento. No local, também está montada a Casa do Papai Noel.
A artesã Sandra Salles Silveira, que está com um stand de vendas na Feira com produtos de decupagem e patchwork, espera aumentar nesses dias seu rendimento, considerando que aumentou sua produção e com a infraestrutura que o local oferece deve atrair muito mais consumidores. Sandra destacou que participou da primeira I Feira e espera que está seja muita melhor.

FONTE:
Departamento de Jornalismo
Secretaria de Comunicação Social

Please follow and like us:
error0
fb-share-icon20
Tweet 20
fb-share-icon20

Ronet

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.