Índice Firjan aponta Rio das Ostras como a 2ª melhor cidade em desenvolvimento do Estado
Índice Firjan de Desenvolvimento Econômico Municipal foi divulgado essa semana e município teve o maior índice no quesito Emprego/Renda
A Firjan – Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro, órgão mais importante na promoção da indústria e dos investimentos estaduais, divulgou o Índice de Desenvolvimento Municipal (IFDM) 2010. Rio das Ostras foi um dos destaques, ocupando a segunda colocação no Estado do Rio de Janeiro e a 87ª no país no ranking da qualidade de vida no país, com um índice de 0,86 – que significa alto nível de desenvolvimento.
Como base de comparação, a instituição leva em conta os números de Emprego e Renda, Educação e Saúde municipais. No IFDM divulgado, referente ao ano de 2009, a cidade conseguiu ainda outra importante posição, subindo da 207ª posição para o 87º município com mais desenvolvimento do Brasil. Todos os dados são obtidos junto ao Governo Federal.
Segundo a avaliação da Firjan, o índice de Emprego e Renda em Rio das Ostras alcançou o maior índice do estado, subindo de 0,7296, em 2009, para 0,9438 em 2010 ano base da pesquisa. O número leva em conta a geração de emprego, o estoque de emprego formal e os salários médios dos empregados.
Para o prefeito Carlos Augusto, esse índice é uma premiação para a administração municipal. “É gratificante saber que as nossas políticas públicas e todos os investimentos feitos tanto na Educação, na Saúde e na Qualificação Profissional foram acertadas e proporcionaram uma melhor qualidade de vida à população. O reconhecimento feito pela Firjan é a prova que escolhemos o caminho certo”, destacou.
INVESTIMENTOS EM QUALIFICAÇÃO – As políticas públicas voltadas para a qualificação profissional e os investimentos feitos pela administração municipal na área impulsionaram e estão diretamente ligados ao aumento do emprego formal.
Com o Programa de Qualificação Profissional, implantado em 2007, mais de 15 mil pessoas foram beneficiadas com as vagas nos cursos gratuitos nas áreas de artes, comércio, construção civil, instrumental profissional, gestão, imagem pessoal, indústria, informática, turismo e hotelaria.
A Zona Especial de Negócios também contribuiu para que Rio das Ostras se destacasse na categoria Emprego e Renda, tendo em vista o número de empregos formais gerados no município e disponibilizados à população.
Atualmente a Zona Especial de Negócios conta com 38 empresas instaladas, 9 empresas em fase de aprovação de projeto, outras 12 em fase de obras e mais de 30 na lista de espera. Todas essas empresas geram aproximadamente 10.000 empregos diretos e outros 2.000 indiretos, beneficiando os moradores riostrenses.
Ricardo Oliveira, 22 anos, foi um dos beneficiados com os cursos de qualificação profissional oferecidos pela Secretaria de Ciência e Tecnologia. “Depois que completei o Ensino Médio, estava muito difícil conseguir emprego porque não tinha nenhuma formação específica. Fiz o curso de Eletricista de Manutenção Predial, que foi promovido em parceria com o SENAI, e em seguida consegui uma colocação no mercado de trabalho. Além de tudo, foi uma excelente oportunidade para aprender uma profissão”, disse.
EDUCAÇÃO – Os investimentos na Educação, que garantiram o Prêmio Inovação em Gestão Educacional, também proporcionaram contribuíram para o aumento no índice Firjan.
Com cerca de 22 mil alunos e 41 unidades de ensino, a Rede Municipal de Rio das Ostras deu um salto no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) no estado do Rio de Janeiro, passando da 24ª lugar em 2005 para o terceiro, a partir de 2007, posição que mantém até hoje. A cidade, que conta com o Sistema de Avaliação da Educação de Rio das Ostras (Saero), testa semestralmente o desempenho dos alunos. Essa avaliação é realizada pela equipe da Secretaria de Valorização do Sistema de Ensino.
Reconhecido pela Unesco, o Prêmio Inovação em Gestão Educacional foi conferido pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), autarquia federal vinculada ao Ministério da Educação (MEC) e entregue no último dia 19 de novembro em Brasília. A trajetória e resultados do Saero, assim como os demais projetos vencedores do prêmio, vão integrar o Laboratório de Experiências Inovadoras em Gestão do Inep. O Saero tem o objetivo de realizar um diagnóstico do aprendizado e traçar estratégias de melhoria continuada.
SAÚDE – Acompanhando a trajetória do município, o índice em Saúde em 2007 era de 0,8485 e na última avaliação, em 2010, esse valor foi aumentado para 0, 8554. A análise de dados na Saúde é baseada no número de consultas pré-natal, óbitos infantis por causas evitáveis e por causa mal-definidas.
Programas específicos dedicados a Saúde da Mulher e a criação da Emergência Pediátrica no Hospital Municipal contribuíram para a avaliação positiva do município.
FONTE:
Departamento de Jornalismo
Secretaria de Comunicação Social