Rio das Ostras se destaca na Saúde e apresenta números positivos de atendimento à população
Reunião do Conselho Municipal de Saúde aprova orçamento para 2013
O Conselho Municipal de Saúde de Rio das Ostras se reuniu nesta terça, dia 27, em sessão ordinária. A reunião aconteceu no Posto de Saúde da Família do Âncora e contou com a presença do Secretário de Saúde do Município, Sérgio Manhães que fez uma uma prestação de contas detalhada das atividades dos mais diversos programas na área da saúde, com destaque para o resumo dos serviços no Hospital Municipal, Pronto Socorro e Coordenação de Controle Avaliação e Auditoria, a COCAA. Na ocasião, também foi apresentada a Prestação de Contas do Fundo Municipal de Saúde, referente ao 3º Trimestre de 2012. Os conselheiros aprovaram a previsão de receita e de despesa para o exercício 2013, de acordo com a Lei Orçamentária Anual – LOA. No próximo ano, a saúde do município terá um orçamento previsto em torno dos R$ 125 milhões de reais.
INVESTIMENTOS – O crescente número de moradores em Rio das Ostras tem feito com que a Administração Municipal se empenhe cada vez mais na busca por uma saúde de qualidade e voltada para o bem-estar da população. Ao longo dos últimos anos foram muitos investimentos, tanto em equipamentos, quanto na capacitação pessoal. Para se ter uma idéia, somente neste ano foram mais de 490 mil atendimentos na rede básica de saúde.
Um dos destaques desta gestão é a instalação de dois mamógrafos para atender a demanda crescente de mulheres que precisam do exame. O primeiro equipamento foi instalado no mês de junho deste ano, no Centro de Saúde da Extensão do Bosque. O segundo mamógrafo já funciona no Centro de Imagem do Hospital Municipal. Os dois equipamentos realizam em média 400 exames por mês.
No Centro de Imagens, um espaço com aparelhagens moderna e de última geração, são realizados exames como mamografia, mapa, ecocardiograma, ultrassonografia, endoscopia e tomografia computadorizada, dentre outros. Somente nos três últimos anos mais de 70 mil exames foram realizados.
De acordo com o secretário de Saúde, Sérgio Manhães, o município de Rio das Ostras está se credenciando para ser referência em exames de imagens. “Todo este resultado é fruto da equipe de Saúde, que se empenhou ao longo desses oito anos em trazer para o município o que existe de mais avançado”, destacou o secretário, lembrando que, atualmente, todos os exames de mamografia são feitos na mesma semana.
Serviços como o Resgate, com mais de 11 mil atendimentos e a UDT – Unidade de Dor Torácica, que já registrou mais de 7 mil atendimentos entre os anos de 2007 e 2012, são suportes importantes na rede de saúde. O Hospital Municipal possuiu 80 leitos e em 2008 teve uma ampliação com a instalação da UTI e no ano de 2011, com a inauguração da Emergência Pediátrica e Espaço Mamãe-Bebê. O lugar conta ainda com um Centro de Imagem dotado dos mais modernos equipamentos.
Programas como Hiperdia, Mamãe-Bebê, Idosos, Saúde da Família, Saúde do Adolescente, Saúde da Mulher, Saúde do Adolecente, Saúde Bucal, Saúde Mental, DST/Aids, entre outros, atuam na prevenção e no cuidado direto da população, além de atender também moradores de municípios próximos que encontram em Rio das Ostras tratamento de qualidade. Nos ultimos anos, mais de 10 mil pessoas já foram beneficiadas nestes programas.
A COCAA – Coordenação de Controle, Avaliação e Auditoria, responsável por marcação de exames, cadastro do Cartão Nacional de Saúde, encaminhamento para cirurgias e procedimentos de alta e média complexidade, transporte para exames, consultas, avaliações e internações em diversos hospitais do Rio de Janeiro, registrou cerca de 15 mil exames, 460 cirurgias eletivas e 9 mil cadastros para o Cartão Nacional de Saúde, entre janeiro e setembro deste ano. A COCAA já credenciou cerca de 97 mil pessoas entre 2007 e 2012.
Os médicos Gilson Viana e Ana Cristina Guerrieri, futuros secretário e subsecretária de saúde do município, além de conselheiros e diversos profissionais de saúde também participaram da prestação de contas.
Ao final da reunião, o futuro Secretário de Saúde do município, Gilson Viana, fez questão de destacar que os programas e projetos da atual administração terão continuidade. Ele também agradeceu ao atual secretário, Sérgio Manhães, pela oportunidade de ser informado nesse processo de transição que acontece entre os gestores da Administração Municipal. “Temos o desafio de dar continuidade ao trabalho de humanização da saúde que foi iniciado em nosso município”, comentou Gilson Viana.
FONTE:
Secretaria de Comunicação Social
Departamento de Jornalismo