Rio das Ostras adere a Campanha do Dia Mundial de Luta contra a Aids
As pessoas poderão fazer exames no dia 1º na Praça José Pereira Câmara
A falta de informação e o preconceito ainda são péssimos aliados para se diagnosticar a Aids. Dados do Ministério da Saúde revelam que um em cada quatro brasileiros (25,5%) infectado com o vírus desconhece sua situação de risco. No próximo dia 1º, se comemora-se o Dia Mundial de Luta contra a Aids e Rio das Ostras estará presente nesta luta, com uma equipe do programa DST/Aids, da Secretaria de Saúde, com um estande na Praça José Pereira Câmara, distribuindo folders, preservativos e fazendo exames rápidos.
De acordo com a coordenadora do Programa, a enfermeira Bianca Monteiro, o slogan da campanha é “ Eu vivo com o HIV. E Sei disso. A diferença entre nós é que você pode ter o vírus e não sabe”. Bianca Monteiro destacou que nos próximos dias 1º e 2, equipe de funcionários estará de plantão na Praça José Pereira Câmara, 8h às 17h, levando informação para à população e realizando testes. Ela destacou que, atualmente, o município atende 335 pessoas com o vírus, sendo eu 16 são menores de 20 anos. “Mas estes dados podem ser maiores, já que muitas pessoas não sabem que tem o vírus e automaticamente não são assistidas”.
Todas as pessoas que quiserem saber sua condição podem e devem procurar as unidades da rede pública e os CTAS – Centro de Testagem e Aconselhamento, fora do período da campanha que serão atendidos. Basta apenas uma gota de sangue colhida. O resultado do teste rápido em 30 minutos. A pessoa receber aconselhamento antes e depois do exame e, em caso positivo, ela é encaminhada para o serviço especializado.
Rio das Ostras vem intensificando este trabalho de conscientização, por meio de palestras que vem sendo realizadas, principalmente nas escolas da rede municipal, por meio de uma parceria com a Secretaria Municipal de Educação e a UFF/Puro. Só este ano, 41 educadores participaram das oficinas de Sexualidade e DST- Doença Sexualmente Transmissíveis. Os profissionais recebem treinamento para serem agentes multiplicadores de informações.
Dados ainda do Ministério da Saúde demonstram que entre 490 mil e 530 mil adultos estão infectados com o vírus da Aids no Brasil. Desses, 135 mil não sabem que convivem com HIV e, portanto, não buscam tratamento adequado na rede pública.
FONTE:
Departamento de Jornalismo
Secretaria de Comunicação Social