Carlos Augusto prioriza educação e entrega mais escolas para a população de Rio das Ostras
Duas unidades de Ensino Fundamental ficarão prontas até o final do ano
Até dezembro, a Administração Pública de Rio das Ostras vai entregar aos moradores de Rio das Ostras duas escolas de Ensino Fundamental, uma no Jardim Mariléa e outra em Costazul. As unidades vão beneficiar milhares de alunos já no próximo período letivo. Uma terceira unidade segue em fase de finalização, no Village.
Para o prefeito Carlos Augusto, educação é uma das prioridades de investimentos da Administração Municipal. “Rio das Ostras cresce a cada dia e a nossa maior preocupação é oferecer, acima de tudo, educação com qualidade. Por isso investimos não apenas na qualificação dos profissionais, mas no conforto e segurança de nossas unidades de ensino”, destacou o prefeito.
Carlos Augusto lembrou que a cidade receberá no próximo mês o prêmio Inovação em Gestão Educacional 2011, concedido pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira – Inep. O município foi o único representante do Estado do Rio selecionado entre as 10 experiências vencedoras da terceira edição do prêmio, reconhecido pelo MEC e Unesco. A vitória foi alcançada por meio do Sistema de Avaliação do Ensino de Rio das Ostras -Saero, implantado em 2007 com o objetivo de diagnosticar e traçar estratégias para uma melhoria continuada do ensino da rede municipal.
OBRAS – Cada escola tem aproximadamente três mil metros quadrados de área construída e conta com 16 salas de aulas, laboratório de informática, laboratório de ciências, biblioteca, refeitório, vestiários, banheiro para deficientes, pátio, espaço de convivência e quadra coberta.
Primando pelos requisitos estabelecidos pelo Ministério da Educação, o projeto das novas escolas públicas de Rio das Ostras valoriza a cultura local e as especificidades do município. Ele foi elaborado pelos profissionais da Secretaria de Urbanismo e Obras após uma “avaliação pós-ocupação”, que consiste em considerar a opinião dos usuários da comunidade escolar sobre detalhes funcionais de outras unidades de ensino. Assim, as novas escolas são contempladas com diversos ambientes, priorizando a acessibilidade e técnicas sustentáveis, como cisterna para captação e reutilização de água da chuva, amplas janelas para arejar o prédio e aproveitamento da iluminação natural.
FONTE:
Secretaria de Comunicação Social
Departamento de Jornalismo