Prefeitura de Rio das Ostras realiza primeira feira de adoção de cães e gatos
Animais estarão na praça São Pedro na próxima sexta-feira, dia 19
Nesta sexta-feira, dia 19, a Prefeitura de Rio das Ostras, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca, realiza sua primeira feira de adoção de cães e gatos. O evento acontece apenas nesse dia, de 8h às 17h, na Praça São Pedro, onde já está sendo realizada, até dia 21, a feira “Flores de Holambra”. O objetivo da ação é conseguir donos para os animais que são recolhidos das ruas pela equipe do Programa de Saúde e Bem-Estar Animal.
O secretário de Meio Ambiente, Ivan Noé Antunes, responsável pelo Programa, informa que todos os animais disponíveis para a adoção já estão vacinados, vermifugados e estéreis. Para ele, a adoção é um gesto de amor e cuidado. Ivan lembra que as pessoas interessadas em adotar podem também procurar a sede do Programa de Saúde e Bem-Estar Animal – PSA, no Âncora ou ligar para o telefone 2771-2351.
A Prefeitura criou um novo serviço dentro do Programa de Saúde e Bem-Estar Animal, que já realiza a esterilização gratuita de cães e gatos de moradores do município há alguns anos. Em agosto passou a fazer o acolhimento de animais de rua. O objetivo é levá-los para a sede do PSA, onde aguardam no canil público até que possam ser colocados para adoção. Ali os cães e gatos recebem tratamento veterinário, são vermifugados, vacinados e castrados.
O secretário de Meio Ambiente, Ivan Noé Antunes, informa que a maioria dos cães soltos nas ruas tem dono. Isso porque quando a equipe do PSA vai acolher os animais, os proprietários aparecem para impedir a ação. Para ele, essa situação é de muita vulnerabilidade, pois os cães soltos procriam indiscriminadamente, contraem e transmitem doenças, oferecem riscos de acidentes, tanto no trânsito quanto com pessoas, e ainda podem ser atropelados. “Faço um apelo aos donos para que mantenham seus animais em casa e assim evitem todos esses problemas. É importante que as pessoas tenham a consciência da posse responsável”, solicitou o secretário.
A meta do Programa de Saúde e Bem-Estar Animal é estabelecer um trabalho educativo permanente. “Contamos com o apoio da população para que não abandone os animais nas ruas e para procurar o serviço de agendamento para a castração”, orientou o secretário Ivan Noé Antunes.
FONTE:
Secretaria de Comunicação Social
Departamento de Jornalismo