A 8ª Festa da Colheita reúne milhares de visitantes no final de semana em Cantagalo
O Show gospel com Régis Danese encerra nesta segunda-feira, dia 1º a programação artística
Cerca de 25 mil pessoas já visitaram a 8ª Festa da Colheita que acontece em Cantagalo, na zona rural de Rio das Ostras. A Festa considerada o segundo maior evento do município, prossegue hoje, segunda-feira, dia 1º, com atividades durante todo o dia. Para encerrar toda a programação a Aplero promove às 21h show gospel com Régis Danese. O evento começou na noite de sexta-feira com missa às 18h, escolha da rainha da colheita e show de Humor com “ Adamastor Pitágoras “ e show com Thais Macedo. O ponto auto da festa aconteceu no sábado com o show de Neguinho da Beija Flor.
O prefeito Carlos Augusto que participou do almoço no domingo, dia 30, destacou que o sucesso da 8ª Festa da Colheita, é fruto de muito trabalho de toda a equipe da Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca, que desde o inicio acreditou na força dos pequenos produtores rurais do município. “No início a festa era composta de duas barracas e acontecia em frente à escola. E atualmente tomou grandes proporções, reunindo turistas de vários municípios,” comentou o prefeito.
Com a proposta de profissionalizar e qualificar toda a Festa, a Prefeitura oferece maquinários, insumos e apoio tecnológicos, em parceria com a EMATER. “ Mas temos que destacar o empenho dos agricultores que se dedicam as atividades agrícolas e nunca desistiram como Zilneia Rodrigues, uma das pioneiras em Cantagalo, que sempre acreditou e hoje conseguiu produzir 1.630 kg de feijão por hectares”, destacou, o prefeito.
Carlos Augusto ressaltou ainda que, até então, Rio das Ostras é conhecida pelas suas belezas naturais e pelos royalties, mas este quadro já começa a mudar e, hoje já temos condições de aparecer também no setor agrícola. A Festa do Feijão, mostra a força da Zona Rural, onde produtores conseguiram bater recorde de produtividade, atingido 1.940 kg de feijão por hectare, enquanto que a média nacional é de 900 kg/hectare.
De acordo com o secretário de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca, Ivan Noé, a Festa do Feijão superou toda a expectativa, consolidando o evento no município. Não só com a participação de público, mas também com a qualidade dos pratos oferecidos na festa. “Este ano oferecemos uma infraestrutura bem maior que está agradando os visitantes. Sem contar esta parceira coma Secretaria de Turismo, que ofereceu uma programação de shows que está agradando todo o público”, disse.
A campista Angélica Silva de Almeida, foi uma das visitantes que aprovou a organização da 8ª Festa da Colheita.” Todo ano eu venho com minha família , mas este ano está muito mais organizada”. O irmão Nelio Silva que estava acompanhado da esposa Fernanda Almeida também gostou da festa. Ele estava acompanhado ainda da mãe, Ana Eliza Silva, que reside em Macaé. “ Já participei da Festa nos anos anteriores e este ano está realmente bem mais organizada”, contou.
Luiz Carlos e Cida de Oliveira, moradores de Rio das Ostras, também aprovaram a festa, principalmente pela infraestrutura e pelos pratos saborosos que puderam degustar durante os dias da festa.
Este ano, apesar das dificuldades climáticas, que influenciou na queda da produção, conseguimos bater recorde de produtividades, atingindo 1.940 kg por hectares na propriedade do Ediel Faria da Silva, superando a meta nacional que é de 900kg /hectare, destacou o secretário de Meio Ambiente , Agricultura e Pesca, Ivan Noé.
Participaram ainda da 8º Festa do Feijão, no domingo, a secretária de Bem Estar Social, Marcia Almeida, o Sub-secretário de Turismo, Sérgio Azevedo e Secretária de Valorização do Sistema de Ensino, Edilane Carvalho Balthazar.
CONCURSO LEITEIRO- Este ano a Secretaria de Agricultura, realizou o primeiro Concurso Leiteiro, reunindo cerca de 20 animais, de excelente categoria, demonstrando que o rebanho do município de Rio das Ostras, tem condições de participar de competições estadual e nacional. De acordo com o veterinário Frederico Muzy, a vaca campeã “ Boneca” na categoria 15kg, produziu 45,42 kg, enquanto que na categoria 20 kg, a vaca Mogiana atingiu a produção de 62,66 k. Na categoria livre, a maior produção leiteira ficou com a vaca Medalha, com uma produção de 105,33 kg, de propriedade de produtor rural Rodrigues Barcellos.
Atualmente, os pequenos produtores contam com apoio técnico, insumos agrícolas e maquinários que contribuíram para aumentar a produtividade. Os pequenos produtores também estão apreendendo que eles podem cultivar outras culturas. Tanto que está previsto para janeiro de 2013 a primeira colheita do milho verde.
Vencedores do Festival de Feijão
1º Colocado – 1.940 kg/hectare – Ediel Faria da Silva
2º Colocado – 1.829 kg/hectare- Nilza Flores dos Santos
3º Colocado – 1.630 kg/hectare- Zilneia Rodrigues
Campeão de produção
Wademir Barcellos
Melhor Feijoada
Barraca do Vinícius – com 9,6 pontos
Concurso Leiteiro
Categoria 15 kg
1º Colocado “ Vaca Boneca” 45,42 kg, de propriedade de José Araújo Barbosa
2º Colocado – “ Vaca Manteiga” 40,13kg de propriedade de Ronald Lacerda
3º Colocado – “ Vaca Rosinha “ 39,42 kg de propriedade de José Reny de Paula Lacerda
Categoria 20 kg
1º Colocado – “Vaca Mogiana” 62,66kg de propriedade de Ronald Lacerda
2º Colocado- “ Vaca Trena” 48,14 kg de propriedade de Irênio Rangel Guimarães
3º Colocado – “ Vaca Morena” 45,63kg de propriedade de José Reny de Paula Lacerda
Categoria Livre
1º Colocado – “Vaca Medalha” 105,33kg de propriedade de Leandro Rodrigues Barcelos
2º Colocado – “Vaca Fartura” 76,86 Kg de propriedade de Leandro Rodrigues Barcelos
3º Colocado – “ Vaca Rolinha” 56,kg de propriedade de Fábio Barcelos
Mais Regular
Vaca Fortaleza, de propriedade de Evaldo Soares Pessanha
FONTE:
Departamento de Jornalismo
Secretaria de Comunicação Social