Dia Nacional de Luta das Pessoas com Deficiência será lembrando em Rio das Ostras
O objetivo do encontro é dar visibilidade aos direitos da pessoa com deficiência e motivá-la para ações onde exerça o seu protagonismo na conquista e a garantia de direitos
A Prefeitura de Rio das Ostras, por meio dos quatro Centros de Referência de Assistência Social – CRAS- e da Unidade de Atendimento de Cantagalo da Secretaria de Bem-Estar Social, assistem no município cerca de 600 pessoas com algum tipo de deficiência física ou mental, que participam do projeto Vencendo Barreiras com atividades de inclusão, como oficinas e palestras.
De acordo com a assistente social, do CRAS – Central, Sônia Lopes, o Dia Nacional de Luta das Pessoas com Deficiência, será comemorado com uma palestra no dia 21, às 14h, no Centro do Idoso, no Parque da Cidade. A assistente social do Centro de Referência Especializado de Assistência Social, Elaine Velasco, vai abordar na palestra os diretos dos Deficientes.
Na programação, o Grupo Pérolas do Amanhã, do CRAS-Sul vai fazer uma apresentação durante as comemorações. Outro grupo de assistidos vai declamar poesias. Durante o evento, também serão realizadas atividades de alongamento.
Sônia Lopes destaca que todo o trabalho realizado pela Secretaria de Bem Estar Social visa atender os deficientes e seus familiares, que vivem diretamente com eles. Neste dia, serão oferecidas informações em estandes referentes aos serviços de atendimento nos CRAS e serão apresentadas ações e atrações que já são desenvolvidas no Programa Vencendo Barreiras.
No local, também serão dadas orientações sobre o Bolsa Família- CAD Único; Passe Livre; e CREAS- Centro de Referência Especializado de Assistência Social, que vai abordar a violação de direitos. Os alunos das oficinas de artesanato vão poder expor seus trabalhos, além da Brinquedoteca de Rocha Leão e Pesagem e orientação Nutricional.
Para Sônia Lopes, a prioridade é a população. “Desenvolvemos com os assistidos todo um trabalho para melhorar suas atividades físicas e psicológicas, estimulando através de oficinas de trabalhos”, comentou a assistente social.
Em Rio das Ostras, a Secretaria de Bem-Estar Social conta com o Projeto Vencendo Barreiras que atende cerca de 500 pessoas portadoras de deficiência e doença crônica incapacitante e seus familiares, visando à promoção, inclusão social e emancipação do cidadão, por meio de diversas atividades. Além disso, concede auxílio alimentar aos atendidos e benefícios.
Segundo dados do IBGE no Brasil, 14,5% da população tem algum tipo de deficiência (algo em torno de 24,5 milhões de pessoas). Esta data é comemorada e lembrada todos os anos desde então em todos os estados; serve de momento para refletir e buscar novos caminhos e como forma de divulgar as lutas por inclusão social.
FONTE:
Secretaria de Comunicação Social
Departamento de Jornalismo