Pais, alunos e servidores do CIC III de Rio das Ostras participam do Dia Mundial da Limpeza do Litoral
O evento começa às 8h deste sábado, dia 15, na praia da Tartaruga e vai até a Praia do Centro
Preservar o meio ambiente e desenvolver uma consciência ambiental junto à população de Rio de Ostras é um dos grandes desafios dos servidores, alunos e pais do Centro Integrado de Convivência Professora Neli Aparecida Tâmara Luiz – CIC III. Neste sábado, dia 15, todos sairão pela orla da Praia da Tartaruga até o Centro, com sacos de lixos nas mãos recolhendo papéis e garrafas pet, entre outros produtos descartáveis.
A atividade, que acontece há 4 anos pela Secretaria de Bem-Estar Social de Rio das Ostras, conta com o apoio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e “ tem por objetivo conscientizar os frequentadores da orla marítima da importância de preservar o ambiente, armazenando o lixo e, colocar em local apropriado”, explicou a diretora do CIC III, Cleide Correa. No ano passado, foram recolhidos cerca de 30 kg de resíduos.
O Dia Mundial de Limpeza do Litoral – braço do projeto Clean Up the World, realizado em mais de 140 países simboliza uma união mundial e dedicação em prol de um mundo mais limpo e saudável para a humanidade e acontece sempre no terceiro sábado do mês de setembro.
Como tudo começou…
No ano de 1990, na Austrália, o navegador Ian Kiernan, em função da frequência com que se deparava com diferentes focos de poluição e toda a sorte de resíduos em locais como o Mar Sargasso e o Caribe, organizou um mutirão de limpeza nas proximidades da sua casa, mais precisamente no Porto de Sidney.
Esta simples idéia se tornou o maior evento comunitário de cunho sócio- ambiental da Austrália, o chamado “Clean Up Australia Day” (Dia de Limpeza da Austrália). Hoje, mais de seis milhões de australianos vêm se dedicando voluntariamente a fazer a diferença em sua região.
Em 1993, após ganhar o suporte do Programa Ambiental das Nações Unidas (ONU), o mutirão tomou projeções mundiais, passando a se chamar “Clean Up the World” (Limpe o Mundo) e contando com cerca de 30 milhões de participantes, em 80 países.
Em 2001, o “Clean Up the World” já contava com mais de 37,5 milhões de pessoas em 128 diferentes países, demonstrando a importância da preservação do meio ambiente para a população mundial.
FONTE:
Departamento de Jornalismo
Secretaria de Comunicação Social