Moradores de Rocha Leão ganham unidade do CRAS no próximo dia 10
O objetivo é facilitar a vida da população no setor de atendimento de benefícios sociais
Os moradores de Rocha Leão vão ganhar no próximo dia 10, o Centro de Referência de Assistência Social – CRAS. Além das salas de artesanato, biscuit e dança, o local vai ganhar um Núcleo de Inclusão Digital, por meio de uma parceria com a Secretaria de Ciência e Tecnologia, cujas inscrições vão começar a partir do dia 11.
A inauguração do CRAS está marcado para às 18h, do dia 10, com a presença de várias autoridades, entre elas a secretária municipal de Bem-Estar Social, Marcia Almeida. Na solenidade haverá apresentação do Coral formado por alunos e um stand com os trabalhos confeccionados pelos assistidos.
Desde 2008, os moradores da localidade de Rocha Leão, contam com uma Unidade de Atendimento Social, onde são beneficiados com vários projetos da Secretaria de Bem-Estar Social como o “Vencendo Barreiras’; “Feliz Idade”; “Ciranda”; “Crescer Saudável”; “Começar De Novo”; “Canguru”; “Geração de Renda”; “Geração Teen”; “Mais Mulher”; “Jovem Monitor” e “Jovem Cidadão”, além de atendimento psicológico
De acordo com a coordenadora Laudiceia Lopes Ferreira, a expansão dos serviços vai permitir à população mais acesso a programas sociais do Governo Federal, como Bolsa Família e o CAD ÚNICO.
O CRAS é uma unidade de proteção social básica do Sistema Único de Assistência Social, que tem por objetivo prevenir a ocorrência de situações de vulnerabilidades e riscos sociais nos territórios, por meio do desenvolvimento de potencialidade e aquisições, além do fortalecimento de vínculos familiares e comunitários.
Claudio Marcelo Lopes Ferreira, 36 anos, cadeirante, é um dos integrantes do Projeto Vencendo Barreiras. Após sofrer um acidente automobilístico há 12 anos, sua vida mudou. “Depois que entrei no Projeto Vencendo Barreiras, minha vida tomou novos rumos. Agora tenho uma interação maior com outras pessoas, além de participar do grupo de atividades manuais, possibilitando a geração de renda para minha família”, disse.
A vida da dona de casa Marineide Dias de Souza, casada, duas filhas, desempregada também mudou. Ela é uma das alunas do curso de Corte de Costura e desde então a depressão não faz mais parte do seu cotidiano. “Para mim as aulas são uma verdadeira terapia, além de fazer contatos com outras pessoas e trocar experiências estou apreendendo uma profissão” concluiu.
FONTE:
Secretaria de Comunicação Social
Departamento de Jornalismo