Estação de Tratamento de Esgoto funciona plenamente e beneficia centenas de famílias em Rocha Leão

A ETE tem capacidade para tratar o esgoto doméstico produzido por cinco mil pessoas

Os efluentes domésticos representam uma das principais fontes poluidoras dos ecossistemas aquáticos em todo o território nacional. Em Rio das Ostras, a Administração Municipal tem trabalhado para evitar que o esgoto urbano represente um risco para a saúde da população. Prova disso é a nova estação de Tratamento de Esgoto que já está em pleno funcionamento da localidade de Rocha Leão.

Inaugurada este mês, a ETE tem capacidade total para tratar os efluentes domésticos de cinco mil pessoas. Isso representa mais que o dobro da capacidade da antiga estação que funcionava na localidade. Os Efluentes são produtos resultantes dos esgotos domésticos urbanos. Para que não sejam lançados na natureza precisam ser tratados, cabendo aos órgãos ambientais a determinação e a fiscalização dos parâmetros e limites de emissão de efluentes industriais, agrícolas e domésticos, e para isso, é necessária a implantação de um sistema de monitoramento confiável.

O coordenador geral de saneamento do município de Rio das Ostras, Aladim Mendes dos Santos, destaca a importância da ETE de Rocha Leão. “Hoje, temos capacidade para tratar o esgoto doméstico produzido por todos os moradores dessa localidade. Isso representa um ganho bastante significativo para a saúde da população e para o meio ambiente, uma vez que os efluentes tratados retornam para a natureza sem causar danos”, comentou, lembrando que esse resultado beneficia diretamente o ecossistema da Reserva Biológica União, uma vez que os efluentes tratados são lançados no rio que corta a unidade de conservação que é rica em biodiversidade.

A partir de agora, começa um trabalho de mapeamento das residências que ainda não estão interligadas à rede de coleta. Desta forma, será possível, tratar 100% do esgoto produzido na localidade. A moradora Erica de Carvalho Mota, que também trabalha em Rocha Leão, observa de forma positiva a instalação da ETE com aumento da capacidade de tratamento. “Minha casa fica ao lado rio que sempre recebeu esgoto sem tratamento algum. Agora, fico mais tranquila, uma vez que sabemos da eficácia desse trabalho que é feito aqui”, destacou.

Segundo o secretário de Obras de Rio das Ostras, Wayner Fajardo, a ETE foi implantada seguindo critérios de economia de energia, baixa produção de lodo e baixo custo de operação e manutenção. “A instalação da ETE de Rocha Leão mostra a determinação da Administração Municipal para que a população seja beneficiada com o tratamento do esgoto. Isso melhora a qualidade de vida e reafirma o compromisso com o meio-ambiente”, enfatizou o secretário.

FONTE:
Secretaria de Comunicação Social
Departamento de Jornalismo

Please follow and like us:
error0
fb-share-icon20
Tweet 20
fb-share-icon20

Ronet

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.