Casa da Mulher participa do evento “Quebrando o Silêncio” na Igreja Adventista
Dezenas de pessoas ouviram palestras e se emocionaram com vídeos e apresentações culturais, no último sábado, dia 25
Representantes da Casa da Mulher de Rio das Ostras participaram na tarde de sábado, dia 25, do evento da Igreja Adventista “Quebrando o Silencio”. Palestras e apresentações musicais e de versos foram ministradas por profissionais liberais e líderes religiosos sempre com o objetivo de valorizar a mulher e encorajá-las a denunciar seus companheiros mediante qualquer ato de violência, seja física, verbal ou psicológica.
A diretora da Casa da Mulher, Pryscila Viera, esteve presente com sua equipe durante toda a tarde e palestrou sobre “Os Tipos de Violência contra a Mulher”. A advogada aproveitou para mostrar dados importantes sobre o crescimento de denuncias nos últimos anos como resultados positivos das campanhas baseadas na Lei Maria da Penha.
“Nós trabalhamos orientados pela Lei Maria da Penha e acreditamos que a denúncia ainda é a solução para acabar com a impunidade dos agressores. Temos dados positivos de mulheres que tiveram coragem para fazer queixa de seus parceiros e hoje vivem longe desta situação”, relata a coordenadora.
Para o Pastor Claudio Giron, é importante que as instituições religiosas se preocupem com este tema e que promovam ações que motivem o fim de toda e qualquer agressão. “As Igrejas têm uma credibilidade muito grande na sociedade. As pessoas nos ouvem e muitas vezes atendem nossos aconselhamentos. O ‘Quebrando o Silêncio’ é um movimento que há oito anos leva reflexões e ações concretas contra a violência para nossos fiéis”, conta Cláudio.
Sonia Lopes é assistente social do Centro de Referencia de Assistência Social – Cras Central e está na luta em beneficio da mulher desde a inauguração da Casa da Mulher de Rio das Ostras, em 2007. Ela acredita e apoia a unificação entre município e Igreja. “Temos que ir aonde somos chamados, pois precisamos orientar e conversar” conta.
Rene Barrozo aprova a participação da Casa da Mulher no evento. “Precisamos apoiar nossas mulheres levando palavras de animo e motivação para não se calarem diante desta situação covarde. É muito bonita a iniciativa da Prefeitura de Rio das Ostras com a Igreja Adventista em se unir para promover a cultura da paz”, diz o fiel.
Durante o evento vário vídeos que abordam temas sobre violência doméstica foram exibidos.
QUEBRANDO O SILÊNCIO – É um movimento mundial idealizado pelo Ministério das Mulheres da Igreja Adventista. O projeto foi lançado em Maryland, nos Estados Unidos, e tem colaborado no apontamento e na orientação de vítimas para saber como denunciar seus agressores.
FONTE:
Departamento de Jornalismo
Secretaria de Comunicação Social