Educação de Rio das Ostras está entre as melhores do Estado do Rio de Janeiro no Ideb

Município assume a liderança no ensino entre os municípios da região que recebem royalties e já ultrapassou metas do MEC

Cidade com maior crescimento populacional do País, segundo dados do último Censo, Rio das Ostras mantém um ensino público municipal de excelência. Os resultados do último Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), divulgados nesta terça-feira, dia 14, pelo governo federal comprovam isso. Mais uma vez a cidade se manteve entre as melhores do Estado do Rio de Janeiro, com a terceira melhor colocação nos Anos Iniciais, atingindo a média nacional projetada para 2021 pelo Ministério da Educação (MEC) para as escolas municipais neste segmento.
Nos Anos Finais, a rede municipal também melhorou o seu índice, ultrapassando a projeção do MEC para as escolas públicas do estado do Rio de Janeiro em 2015. A média dos dois segmentos colocou Rio das Ostras na liderança da educação entre os municípios da região que recebem royalties. Na lista de 100 unidades de ensino público fluminenses com melhores desempenhos no Ideb aparecem quatro escolas da cidade: Ary Gomes de Marins, Vereador Pedro Moreira dos Santos, Fany Batista Esteves e Henrique Sarzedas.
“Sempre acreditei na importância de investir na Educação, de garantir um ensino de qualidade para os nossos alunos, valorizar os nossos professores e promover oportunidades de formação continuada. Projetamos escolas com prédios modernos e funcionais, mas as pessoas são o nosso maior patrimônio e por isso acreditamos e promovemos os nossos alunos e profissionais”, afirma o prefeito Carlos Augusto.

COMUNIDADE ESCOLAR – Alunos e responsáveis comemoram os bons resultados de Rio das Ostras no Ideb. “Meus filhos já passaram por três colégios da rede municipal e em todos receberam um ótimo atendimento. Os diretores e professores são competentes e comprometidos. Meu filho mais novo, que foi alfabetizado no ano passado, está lendo e escrevendo muito bem”, conta o projetista aposentado Jorge do Sacramento Brito. Morador de São Cristóvão, Jorge é pai de Elaine e Jorge Luís, de 9 e 7 anos, que estudam, respectivamente, nas escolas Arco-Íris e no Instituto Municipal de Educação de Rio das Ostras.
Segundo a dona de casa carioca Ana Campos, moradora do Recanto que chegou a Rio das Ostras no ano passado, a educação da rede municipal tem superado às suas expectativas. “O ensino é excelente, com professores interessados e abertos ao diálogo. Sem falar que meus filhos estão tendo oportunidade de se desenvolver também na área de informática”, conta a mãe de Anny Carolyne e Alexsander, de 14 e 12 anos, alunos do 9º e 8º ano da Escola Maria Teixeira de Paula.
Colegas de turma do 6º ano da Escola Ary Gomes de Marins, Nathália Guimarães de Barros e Bernardo Benedito, ambos com 11 anos, fizeram a Prova Brasil no ano passado. “Eu estudo bastante e achei a prova mais fácil do que as feitas normalmente aqui. Fiquei muito feliz em saber que a nossa escola está entre as melhores do Estado”, comemora. “O nosso colégio é muito bom e gostei muito do resultado que tivemos”, completa Bernardo.

GESTÃO COMPROMETIDA – A secretária de Educação, Maria Lina Paixão, lembra que os bons índices alcançados pelo ensino nas duas gestões de Carlos Augusto foram impulsionados pelo Sistema de Avaliação do Ensino de Rio das Ostras (Saero). Vencedor do Prêmio Inovação em Gestão Educacional 2011, o Saero foi implantado em 2007 para medir o desempenho das escolas da rede municipal e, a partir desses resultados, traçar estratégias de melhoria continuada.
“Com o Saero podemos pontuar dificuldades e oferecer melhorias na educação. Mas devo destacar que isso não seria possível sem o empenho dos nossos professores em sala de aula, o comprometimento dos diretores e dos coordenadores pedagógicos, a parceria com a Secretaria de Valorização do Sistema de Ensino e, especialmente, o apoio do Executivo”, declara Maria Lina.
Criada com o objetivo de gerir os processos do Saero, além de promover o desenvolvimento e atualização dos educadores, a Secretaria de Valorização do Sistema de Ensino cumpriu um importante papel. À frente da pasta, Edilane Carvalho destaca o comprometimento dos professores e diretores das escolas como um dos fatores que ajudaram a melhorar o desempenho da cidade no Ideb.
“A Casa da Educação já desempenhava essa função, de promover o aperfeiçoamento continuado dos nossos professores, que agora foi ampliada com a nova secretaria. Os resultados apontados pela Prova Brasil estão muito próximos dos mostrados no sistema municipal de avaliação e isso comprova que estamos no caminho certo”, destaca Edilane.

FONTE:
Secretaria de Comunicação Social
Departamento de Jornalismo

Please follow and like us:
error0
fb-share-icon20
Tweet 20
fb-share-icon20

Ronet

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.