Guardas municipais de Rio das Ostras orientam ciclistas sobre a legislação de trânsito
Abordagem é direcionada àqueles que trafegam pelas calçadas e não utilizam as ciclovias
Durante toda essa semana e a próxima, 10 guardas municipais estarão no período da manhã e da tarde no Centro de Rio das Ostras para atuar especificamente na orientação a ciclistas, reforçando o trabalho de fiscalização. O objetivo é fazer a abordagem principalmente daqueles que pedalam pelas calçadas, colocando em risco os pedestres.
Ainda este ano, a Secretaria de Ordem Pública e Controle Urbano vai criar ciclofaixas para ampliar o acesso de ciclistas, que já contam com ciclovias em diversos trechos do município. De acordo com o Código Brasileiro de Trânsito, a calçada é uma via específica para o pedestre. O ciclista que descumprir a legislação é passível de multa.
Os guardas estão abordando ciclistas que trafegam pelas calçadas para orientar que todos devem respeitar a legislação de trânsito. “O correto é o ciclista empurrar a bicicleta ou pedalar por vias alternativas, quando não há ciclovia próxima”, explicou o inspetor de Segmento de Trânsito, João Batista.
A Secretaria de Ordem Pública e Controle Urbano informa que a cidade possui ciclovias em vários pontos: ao longo da Rodovia Amaral Peixoto, nas orlas do Centro e Costazul, Lagoa de Iriry, Praia da Tartaruga, Beira-rio, Avenidas Roberto Silveira e Ouro Verde, entre outros trechos.
Os investimentos na construção de ciclovias somam milhões de reais. Em breve, a Secretaria de Urbanismo e Obras vai inaugurar a ciclovia junto com a urbanização da Praia do Bosque e iniciar as obras da ciclovia das vias vicinais à Rodovia Amaral Peixoto, desde a localidade Jardim Bela Vista à localidade Praia Âncora.
Segundo a Secretaria de Ordem Pública e Controle Urbano, a medida que está sendo intensificada pelos guardas é continuidade das ações de educação no trânsito. “Nosso trabalho de educação no trânsito é permanente. Vamos continuar fazendo campanhas direcionadas a ciclistas, motoristas e pedestres, além de crianças e jovens estudantes”, informou o secretário de Ordem Pública, Coronel Sérgio Pinto.
FONTE:
Secretaria de Comunicação Social
Departamento de Jornalismo