Rio das Ostras vai legalizar atuação de carroceiros
Parceria entre os profissionais e a Prefeitura trará benefícios para o meio ambiente, o trânsito, o trabalho e a renda dos trabalhadores
Uma parceria entre a Prefeitura de Rio das Ostras e carroceiros vai formalizar a atuação desses trabalhadores no município. O objetivo é diminuir o risco de acidentes ocasionados pelo tráfego desse meio de transporte e por animais soltos em vias públicas, além de reduzir o descarte de lixo em locais indevidos e fortalecer o trabalho do segmento. Na última terça-feira, dia 31, os profissionais se reuniram no Parque dos Pássaros para definir com a Administração Pública alguns critérios de atuação.
Participaram da reunião representantes da Procuradoria Geral do Município e das secretarias de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca, Ordem Pública e Controle Urbano e Bem-Estar Social. Na oportunidade, ficaram acordados diversos benefícios, entre eles que as carroças receberão identificação e os animais terão tratamento médico veterinário gratuitamente pela Prefeitura. Os cavalos receberão vacinas e remédios.
Segundo o secretário de Meio Ambiente, Ivan Noé Antunes, a aproximação do Poder Público com os carroceiros também vai garantir que o descarte de restos de materiais de obras seja feito em locais devidamente sinalizados pela Secretaria, responsável pela limpeza urbana do município.
Rio das Ostras tem cerca de 45 carroceiros que atuam em quatro localidades, realizando pequenos fretes . Entre os mais comuns está o transporte de restos de obras, que em grande parte é descartado em locais indevidos, próximos a corpos hídricos e em terrenos públicos, mesmo a Prefeitura dispondo de um serviço de recolhimento gratuito de entulhos e materiais inservíveis, como móveis, eletrodomésticos e eletrônicos sem utilidade.
Para o secretário de Ordem Pública e Controle Urbano, Coronel Sérgio Pinto, o cadastramento vai facilitar o diálogo entre a Guarda Municipal e os carroceiros, além de diminuir o número de animais soltos em vias públicas. O objetivo é que eles cumpram a legislação de trânsito, evitando os riscos de acidentes. “As ações previstas na legislação Municipal e no Código de Trânsito Brasileiro serão reforçadas aos trabalhadores, que, com melhor noção de trânsito, conduzirão suas carroças com mais segurança”.
Quanto à parceria com a Secretaria de Bem-Estar Social, a secretária Márcia Almeida explica que a intenção é oferecer assistência às famílias dos carroceiros e ainda divulgar, pelo Banco de Empregos do município, os serviços prestados por esses profissionais, fortalecendo o seu trabalho.
FONTE:
Departamento de Jornalismo
Secretaria de Comunicação Social