Corrida “Bote Fé na Vida” reuniu 378 pessoas em Rio das Ostras
Evento, que marca a contagem regressiva para JMJ, atraiu público de todas as idades na Lagoa do Iriry
A manhã ensolarada do último domingo, dia 22, atraiu centenas de pessoas na corrida rústica “Bote Fé na Vida”, em Rio das Ostras. Ao todo, 378 competidores, de crianças a idosos, se reuniram em frente à rotatória da Lagoa do Iriry, para participar do evento, que marca a contagem regressiva de um ano para a Jornada Mundial da Juventude – JMJ, no Rio de Janeiro.
Homens e mulheres correram simultaneamente, percorrendo 5Km em torno das ruas de Costazul e da Lagoa. O “Bote Fé na Vida” abriu espaço para quem, também, gosta de caminhar, como é o caso de Adélia Silveira. “Eu ando todos os dias na praia. Quando abriram as inscrições e soube que também poderia participar com caminhada, logo quis me inscrever”, conta a aposentada.
Os três primeiros colocados, de cada categoria, ganharam um troféu e os 50 primeiros, um ingresso para shows religiosos que acontecerão no Maracãnzinho entre os dias 27 e 29 de julho, no evento “Preparai o Caminho”
Na categoria masculina o 1º lugar ficou com Vanderlei Quissamã, que já participou da “Meia Maratona do Rio de Janeiro”, em 2º lugar Alcione Chagas, que há quatro anos disputa a “Corrida de São Silvestre” e em 3º lugar, o estudante de 16 anos, David Vicente. Entre as mulheres, Vera Basílio ficou na 1ª colocação, Aila Miranda em 2º, e Meirian dos Santos, na 3º posição.
Antônio Oliveira, de 61 anos, possui problemas cardíacos, há oito anos fez uma ponte de safena e, mesmo assim, disse que não deixa de correr. “O esporte é meu lazer e uma das minhas fontes de saúde, não posso deixar que os problemas cardíacos atrapalhem minha vontade de correr”, diz.
Para participar, os inscritos retiraram um kit, com camiseta e chip de identificação, mediante a doação de 1Kg de alimento não perecível para doação a obras de caridade. Ao final, os participantes se confraternizaram com um lanche nutritivo, a base de frutas diversificadas e biscoitos de água e sal.
O evento teve o apoio da Prefeitura de Rio das Ostras por meio das secretarias de Esporte e Lazer, Turismo, Indústria e Comércio e Ordem Pública e Controle Urbano.
PERCURSO – Os atletas saíram da rotatória da Logoa do Iriry em direção à Avenida Atlântica, em Costazul. Em seguida, passaram pelas ruas Maria Belo Santos, Obed Cardoso, Carlos Alberto Carvalho, Governador Roberto Silveira, Nelson Amaral, Guanabara, Aracaju, Fortaleza, Niterói, voltando, enfim, para a rotatória da Lagoa.
JMJ – A Jornada Mundial da Juventude é um evento bianual onde o Papa se encontra com jovens cristãos de todo o mundo para levar palavras de motivação e fé. Em 2013, Rio de Janeiro vai sediar o encontro e as dioceses de todo o Brasil já realizam eventos para a juventude a fim de animá-la para o JMJ do próximo ano.
FONTE:
Secretaria de Comunicação Social
Departamento de Jornalismo