Rio das Ostras é representada na Rio +20

Guardas ambientais, estudantes e funcionários públicos participam de maior evento ambiental do mundo

A Prefeitura de Rio das Ostras está sendo representada esta semana na Rio+20 – Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável. Guardas ambientais, funcionários públicos e estudantes da Rede Municipal, divididos em grupos, marcam presença no maior evento mundial sobre meio ambiente. O objetivo é participar de palestras que ampliem o conhecimento e o debate acerca das questões ambientais e preservação, a fim de aprimorar as políticas públicas no município.
Uma parceria entre a Guarda Municipal de Macaé e a Inspetoria de Proteção Ambiental de Rio das Ostras possibilitou a ida de 30 guardas ambientais do município ao evento.
O inspetor de Segmento Ambiental, Tenente Rangel, conta que a participação dos guardas municipais já no primeiro dia no evento, nesta terça-feira, 19, rendeu troca de experiências com pessoas de todo o País. “Para nós é um privilégio participar da Rio +20 e poder conhecer os trabalhos realizados em cada canto do Brasil. Voltaremos para Rio das Ostras com as energias renovadas” , avaliou Rangel.
Alunos do Colégio Municipal Professora América Abdalla que participam de um projeto interno de gestão ambiental, com apoio do Projeto Educa Ambiental e do Projet Marine, visitarão a Conferência na quinta, dia 21.
Outro grupo que participará da Rio +20 é o de funcionários da Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca. Na sexta, dia 22, 15 servidores públicos visitarão a Conferência para conhecer os trabalhos desenvolvidos em diversos países e captar as novidades em prol do planeta.
A bióloga Natália Ferreira, gerente do Parque Natural Municipal dos Pássaros, pensa que participar da Rio +20 possibilitará a ela e aos técnicos aprimorar a elaboração e implantação das políticas públicas ambientais em Rio das Ostras. “Esse evento é muito importante porque marca os 20 anos da Eco 92, que trouxe muitas mudanças na economia global. A Rio +20 vai nos possibilitar conhecer mais sobre a economia verde, os meios de erradicação da pobreza e trazer novas perspectivas para o trabalho em Rio das Ostras, a partir da troca de experiências com outras pessoas”, declarou a bióloga.
PREPARO PARA A CONFERÊNCIA – Rio das Ostras realizou diversos momentos para motivar o interesse sobre a Rio +20. Em âmbito local, foram promovidas palestras, oficinas e um fórum direcionado à sociedade civil e aos servidores públicos que atuam na área ambiental.
O secretário de Meio Ambiente de Rio das Ostras, Ivan Noé Freitas, explicou que a ideia de aproveitar a Rio +20 para promover dinâmicas com foco na sustentabilidade teve como finalidade aprimorar a qualidade no serviço público. “Queremos cada vez mais motivar os servidores na elaboração e participação de políticas públicas ambientais de excelência”.
RIO +20 – Desde o dia 13 de junho, milhares de pessoas de todo o mundo estão participando da Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável na capital do Estado. O encontro visa renovar o engajamento da população e dos líderes mundiais no desenvolvimento sustentável do planeta, vinte anos após a Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento – Rio 92.

FONTE:
Secretaria de Comunicação Social
Departamento de Jornalismo

Please follow and like us:
error0
fb-share-icon20
Tweet 20
fb-share-icon20

Ronet

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.