Nível de alfabetização dos alunos de Rio das Ostras é avaliado pela Provinha Brasil
A Prefeitura de Rio das Ostras, por intermédio da Secretaria de Valorização do Sistema de Ensino, aplicou a Provinha Brasil para cerca de 1,8 mil alunos da rede municipal.
Essa avaliação, organizada pelo governo federal, foi direcionada aos estudantes do 2º ano do Ensino Fundamental. O objetivo é medir o nível de alfabetização das crianças matriculas nas escolas públicas brasileiras.
“Com a adesão à Provinha Brasil podemos diagnosticar como estão os nossos alunos e auxiliar as unidades de ensino no acompanhamento do processo de alfabetização”, explica a secretária de Valorização do Sistema de Ensino, Edilane Carvalho.
Aplicada a 1.851 alunos de 29 unidades municipais de Ensino entre os dias 28 de maio e 1º de junho, a Provinha Brasil possibilita aos professores e gestores educacionais a realização de um diagnóstico mais preciso que permite conhecer as habilidades de leitura dos alunos.
Segundo a coordenadora pedagógica do 2º ano do Ensino Fundamental, Margareth Quintino, esse diagnóstico ajuda os professores a dar continuidade ao processo de alfabetização. “Estamos corrigindo todas as provas de leitura e vamos entregar os resultados nas escolas”, explica Margareth.
FONTE:
Secretaria de Comunicação Social
Departamento de Jornalismo