Prefeitura reformula estrutura para ganhar mais agilidade e eficiência
Administração implanta quatro novas secretarias, readequando estrutura já existente
Rio das Ostras tem o maior crescimento populacional do Brasil, atualmente 11,2% ao ano. O acelerado aumento do número de moradores faz com que a demanda pelos serviços públicos cresça diariamente. Para se adequar às necessidades atuais e preparar a cidade para o futuro, a Administração Municipal de Rio das Ostras implantou quatro novas secretarias: de Gestão de Pessoas, de Transportes Públicos, de Valorização do Sistema de Ensino, e de Gerência da Frota de Veículos Oficiais.
Para conseguir mais agilidade e eficiência nos serviços prestados e, ao mesmo tempo, o máximo de economia aos cofres municipais, as novas secretarias foram criadas a partir da estrutura já existente.
SECRETÁRIOS – Os novos secretários já foram nomeados; experientes, todos atuavam há anos na Prefeitura, em cargos condizentes com as pastas que agora assumem. À frente da secretaria de Gestão de Pessoas está Marília da Silva, antes subsecretária de Administração. Miguel Narcizo, antes coordenador de Controle Urbano (da Secretaria de Ordem Pública e Controle Urbano), é o novo secretário de Transporte Urbano. Edilane Carvalho, que assumia o cargo de assessor pedagógico da Secretaria de Educação, esta à frente da secretaria de Valorização do Sistema de Ensino. A secretaria de Gerência da Frota de Veículos Oficiais está a cargo de Augusto Veloso, antes atuando como subsecretário de administração, responsável pelo departamento de controle de veículos oficiais.
Para estabelecer a secretaria de Gestão de Pessoas, foi criado somente o cargo de secretário, incorporando-se os cargos dos antigos departamentos. “Na nova estrutura, ganha-se mais autonomia e agilidade para solução de problemas e implantação de projetos. A implantação da pasta reflete o valor que o atual governo confere à gestão de pessoas”, explica a secretária Marília da Silva. Riostrense nata, atuando desde 1993 no município, Marília é concursada desde 1998, trabalhando desde então na gestão de pessoal. A necessidade de criação da secretaria tornou-se urgente com o estabelecimento dos Planos de Cargos, Carreira e Vencimentos, quando foi preciso adequar a situação dos mais de 6 mil servidores aos planos. Além disso, foi necessário readequar a estrutura para gestão dos benefícios criados na atual gestão, como o plano de saúde, e administração de uma folha de pagamento de quase R$ 15 milhões. O trabalho da secretária contribuiu para que o município recebesse conceito máximo da Firjan no quesito gastos com pessoal. “Continuo atuando com a mesma seriedade, só que agora a responsabilidade é maior. Os novos secretários seguem sua linha de ação, mas terão ainda mais trabalho”, diz Marília.
Servidor desde 2004 e policial militar da reserva, Miguel Narcizo tem à frente o desafio de atender a demanda pela melhoria do transporte no município. “A expectativa é atender aos anseios da população, promovendo melhorias efetivas no setor”, disse Narcizo. Entre as principais metas da recém-criada secretaria estão a implantação da Rodoviária de Rio das Ostras e a intensificação na fiscalização dos veículos de transporte em situação irregular.
Muita experiência também traz a secretária de Valorização do Sistema de Ensino. Com Licenciatura em Ciências e Pedagogia, Edilane Carvalho é educadora há 32 anos. Começou a lecionar em 1979, quando Rio das Ostras ainda era distrito de Casimiro de Abreu, sendo depois coordenadora de segmento e diretora de escola. Há sete anos, atuava na Casa da Educação, responsável pela formação continuada dos professores. No novo posto, vai dar continuidade aos trabalhos promovidos pela Casa da Educação e coordenar as avaliações periódicas da rede municipal. “Com o Sistema de Avaliação do Ensino, diagnosticamos periodicamente o desempenho das nossas escolas e alunos com o objetivo de traçar estratégias de melhoria continuada”, explica Edilane.
À frente da Secretaria de Gerência da Frota de Veículos Oficiais, que manteve a estrutura do antigo departamento com a criação apenas do cargo de secretário, Augusto Veloso de Assis conta com experiência administrativa nos poderes Executivo e Legislativo municipal. Para o novo secretário, a expectativa é garantir a autonomia da secretaria, mantendo a organização e o controle que já existia no departamento, porém de forma mais adequada às demandas futuras. “Acabamos de receber 17 veículos doados pelo Estado e, com isso, nossa frota passa a 192 veículos, entre carros, motos, ambulâncias, utilitários e caminhões, que precisam de manutenção. Além disso, administramos um quadro de 168 profissionais e o desafio de atender a todas as outras secretarias, com demandas crescentes, conforme o crescimento da cidade”, explicou Veloso.
FONTE:
Secretaria de Comunicação Social
Departamento de Jornalismo