Projeto Vencendo Barreiras de Rio das Ostras diversifica atendimento a beneficiados

Iniciativa contribui para o bem-estar de cerca de 500 portadores de deficiência e doenças crônicas incapacitantes

Desde o início deste ano, o Projeto Vencendo Barreiras da Secretaria de Bem-Estar Social, da Prefeitura de Rio das Ostras, ampliou o atendimento e alternou os benefícios concedidos aos cadastrados na Secretaria. Desde janeiro, os inscritos que necessitam de dieta especial, por sua situação de saúde, trocaram a cesta básica pelo auxílio financeiro de R$ 260. Além disso, a Prefeitura está diversificando os serviços oferecidos aos participantes do projeto.

O Vencendo Barreiras atende a pessoas portadoras de deficiência e doença crônica incapacitante e seus familiares, visando à promoção, inclusão social e emancipação do cidadão, por meio de diversas atividades. Além disso, concede auxílio alimentar aos atendidos e benefícios.

Cerca de 500 pessoas participam da iniciativa, em cinco núcleos distribuídos pelo município: nos Centros de Referência de Assistência Social norte, sul e central, além das unidades de atendimento em Rocha Leão e Cantagalo.

De acordo com a assistente social Sônia Lopes, o foco principal do projeto é a socialização e a interação dos beneficiados e seus familiares.

“Aqui no Vencendo Barreiras promovemos oficinas de artesanato como forma de interação. Também ministramos palestras com foco na melhoria na qualidade de vida, combate ao estresse, economia doméstica e direitos e deveres dos portadores de doenças crônicas. A partir da primeira quinzena de maio, vamos incluir também oficinas de fisioterapia, para explicar qual a postura que deve ser adotada junto aos portadores e dar um suporte para os cuidadores de crianças e acamados”, explicou Rose, lembrando que o respeito é a palavra chave para o bom atendimento.

Emilson Cunha Peres, 43 anos, integrante do Vencendo Barreiras há dois anos, elogia a iniciativa do município. “Desde janeiro passei a receber um auxílio financeiro que, junto com o que ganho do INSS, está me ajudando muito no sustento da família”, declarou.

Para Dione Aparecida, mãe de Ariane da Silva, inscrita no projeto há três anos, o atendimento feito pela Secretaria de Bem-Estar Social em Rio das Ostras deveria ser exemplo para todo o País. “Aqui recebo toda atenção necessária para minha filha, que precisa de cuidados especiais. Na cidade onde eu morava antes, não tínhamos esse atendimento. Pretendo participar mais das reuniões do Vencendo Barreiras para poder aproveitar melhor as informações”, explicou.

Na opinião de Herly Antunes Azeredo, avó de Bruna Vitória, inscrita há três anos, o projeto é fundamental para o bem-estar da sua neta e da família. “Além das orientações que nos são passadas, recebemos esse auxílio financeiro que ajuda na alimentação dela e na compra de materiais pessoais. Conseguimos também a cadeira de rodas para um maior conforto da Bruna. O projeto é ótimo e a prefeitura está de parabéns”, concluiu.

FONTE: SECOM – PMRO.

Please follow and like us:
error0
fb-share-icon20
Tweet 20
fb-share-icon20

Ronet

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.